Como acessar a Receita Federal? Confira o passo a passo!
A Receita Federal divulgou a criação de um aplicativo para facilitar a disponibilidade de seus serviços, por isso acesse a Receita Federal e resolva seus problemas. Para quem não sabe a Receita Federal é o órgão responsável pela coleta de impostos de todos os cidadãos contribuintes.
Então todos nossos dados ou até liberação de serviços estão ligados diretamente a Receita Federal, com isso saiba mais detalhes sobre essa nova ferramenta da Instituição, confira.
Como faço para acessar o site da Receita Federal?
Para que você acesse a Receita Federal é necessário acessar o site do Governo Federal, já que a conta é administrada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

Ao acessar o portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), utilize o seu login do gov.br; selecione uma das formas de login da conta (pode ser CPF, login do banco; certificado digital ou certificado digital disponível em sistema de nuvem). Após inserir os dados, você receberá um código de acesso em seu celular, digite-o e realize o login.
Como criar uma conta no site da Receita Federal?
Apesar de não ser necessário a apresentação de documentos, o cadastro no sistema irá pedir:
- CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- Data de nascimento;
- Nome completo da mãe.
Além de dados referentes ao seu endereço e formas que permitam a Receita Federal entrar em contato. Confira o passo a passo para realizar o seu cadastro.
Pessoa Física
Com CPF, data de nascimento, e nome completo da mãe em mãos, você já pode se cadastrar para que acesse a Receita Federal. Outros dados como nome completo, endereço (CEP, logradouro, número, bairro, UF e município inclusos), contato (telefone e e-mail), você irá acrescentar depois.
Também é necessário estabelecer uma frase de segurança, ela confirmará a autenticidade das informações nos e-mails enviados pela Receita Federal. Em caso de informações complementares, pode ser que o RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) vinculado ao CPF de quem está se cadastrando seja solicitado.
Pessoa Jurídica
Para que você acesse a Receita Federal enquanto CNPJ o processo difere um pouco. É necessário entregar o Documento Básico de Entrada (DBE) para a Receita Federal, ou o Protocolo de Transmissão da Ficha Cadastral (FCPJ); ambos os documentos podem ser emitidos pelo Portal Redesim. Caso as informações presentes no DBE ou FCPJ estejam de acordo com o contrato social, o CNPJ será aprovado e estará cadastrado na Receita Federal.
Para gerar o DBE é necessário acessar o Portal Redesim, selecionar “Registro”, e depois “Inscrição tributária” e prestar as informações necessárias, após todas as informações serem preenchidas, o recibo da solicitação deve ser impresso.
É necessário ir até o Órgão de Registro (caso você já seja integrado à Redesim, o próprio portal se encarrega de registar o CNPJ), e unir todos os documentos — agora já registrados por cartório ou OAB — e encaminhá-los à Receita Federal.
Você pode acompanhar o andamento do processo, através do celular ou tablet pelo aplicativo da Receita Federal, consultando em “Meus Processos” no período determinado para o resultado e pronto! Em caso de arquivamento de processos, selecione a aba “Inativos” para verificar o status do processo.
Posso atualizar minhas informações de contato no site do IRS?
Para que você acesse a Receita Federal para consultar o Rendimento das Pessoas Singulares ou, simplesmente, IRS (é o nome do imposto devido por contribuintes da Receita Federal). Basta ir ao site ou aplicativo oficial da Receita Federal, onde é possível atualizar as informações atribuídas à Receita Federal em sua totalidade.
Para mudar os dados referentes ao seu IRS, é necessário atualizar, ou regularizar, o seu CPF no site. Já na página inicial, aparece uma opção “Meu CPF”; dentre os serviços disponíveis selecione “Atualizar CPF”; a própria página irá determinar passos que devem ser seguidos para dar continuidade a atualização (caso seu CPF esteja suspenso, na mesma página há uma opção “Web: regularizar CPF que esteja suspenso”); informe os dados necessários:
- Nome;
- Nome da mãe;
- Data de nascimento.
Depois de anexar todas essas informações é só enviar e esperar a análise da atualização cadastral.
Como acessar informações no site da Receita Federal
Através da aba “Acesso à informação”, disponibilizada no próprio gov.br na seção referente à Receita Federal, é possível visualizar todos os serviços que podem ser feitos, tanto como contribuinte, quanto como quem deseja realizar um concurso para trabalhar na Receita Federal.
Acesso ao saldo
Acesse o site da Receita Federal, e ao realizar o login com os seus dados é possível verificar se há saldo para restituição ou não.
Os dados pedidos serão, como sempre, CPF e data de nascimento (e, às vezes, o nome completo da mãe). É, também, por meio dessa consulta, que você pode verificar o resultado da restituição do Imposto de Renda na tela seguinte.
Realizar pagamento
Para pagar tributos federais (sejam taxas, impostos, ou contribuições) é necessário emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Este documento, emitido no próprio site da Receita Federal, pode ser pago em aplicativos bancários ou terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos). Desde 2020, os DARFs podem ser pagos e emitidos pelo próprio aplicativo IRPF (aplicativo da Receita Federal).
Histórico de pagamento
É possível, ao acessar o site da Receita Federal, que sejam consultados os pagamentos realizados para a Receita Federal. Também é possível realizar a emissão de pagamentos feitos por DARF (simples ou não), Depósitos Judiciais ou Extrajudiciais (DJE).
Posso fazer um depósito direto para meu reembolso de impostos no site do IRS?
Sim, é possível! Ao acessar o site da IRS é possível selecionar até três contas bancárias para receber o seu reembolso através do depósito em conta. Pelo depósito em conta, não há risco do seu cheque se perder (ou ser roubado!) durante o percurso.
Além disso, a ferramenta “Where’s my refund?” (“Onde está o meu reembolso”, em tradução livre) permite o rastreamento desse reembolso até ele chegar em uma das suas contas escolhidas. Para utilizá-la é necessário usar o “Social security” ou ITIN para definir a quantidade exata de reembolso.
App de acesso a Receita Federal
Pensando em facilitar a vida de todos os contribuintes e para que você acesse a Receita Federal. A instituição criou o aplicativo da Receita Federal. Abaixo você confere mais detalhes dessa novidade:
Como funciona?
Ao realizar o login no IRPF (informando os dados, normalmente utilizados no próprio site da Receita Federal), basta selecionar “Iniciar declaração” e criar uma senha de acesso. Ao preencher o questionário disponibilizado após a criação da senha de acesso, o usuário deve informar sobre seus rendimentos e dependentes, selecionar “Pagamentos” e inserir todos os gastos realizados.
Uma vez feito todo esse processo, é só declarar os bens e entregar virtualmente o documento por meio do próprio app.
Como baixar e se cadastrar?
O aplicativo IRPF está disponível para o sistema Android, e para o sistema iOS. Basta acessar a loja de aplicativos do seu aparelho: Google Play, caso seja Android, e Apple Store no caso dos aparelhos do sistema iOS.
Uma vez baixado, é possível utilizar a sua conta do gov.br para acessar o seu perfil da Receita Federal, e aproveitar a praticidade oferecida pelo app para utilizar os serviços oferecidos pelo órgão.
Agora você já tem todas as informações para que acesse a Receita Federal, seja pelo site ou aplicativo, aproveite e confira se seus dados estão em dias ou se não tem nenhuma pendência em seu CPF.