Como abrir minha empresa?

1

Muitas pessoas que descobrem sua vocação para negócios se questionam bastante sobre: como abrir a minha empresa? Por causa do cenário competitivo que o mundo se encontra atualmente, é de extrema importância compreender essa etapa.

Devido a dificuldade que muitos apresentam, a dinâmica deste texto será única. Nós iremos assumir o papel de um empreendedor que se pergunta constantemente: “o que fazer com minha empresa?”. Espera-se que, com isso você compreenda todos os passos da abertura de uma companhia.

Quais são os primeiros passos para abrir uma empresa?

Nosso jovem empreendedor após vários estudos chegou à seguinte conclusão: “Estou decidido, abrirei minha empresa”. Com sua alta quantidade de pesquisas, ele percebeu que era necessário definir os seguintes pontos iniciais:

  • Plano de negócio;
  • Decidir se existirá sócios ou não;
  • Contratação de um contador;
  • Definir a natureza jurídica juntamente do regime tributário;
  • Formação do contrato social;
  • Registro da empresa em uma junta comercial ou em cartório;
  • Inscrição estadual ou em município;
  • Licenciamento.

Visto toda essa lista de procedimentos, conclui-se que esses primeiros passos são os que mais envolvem burocracia mas são necessários. Cabe ao empreendedor estudar cada etapa para se aprofundar e garantir menos dores de cabeça no processo de abertura da empresa.

Qual o procedimento para registar uma empresa?

O nosso jovem empreendedor percebeu o seguinte: “realmente dei muita sorte. Estou em uma época em que abrir a minha empresa é mais simples, por causa das novas tecnologias”. E ele está certo, já que muitas etapas burocráticas que consumiam muito tempo podem se realizar por ferramentas online como montagem de documentos, etc.

qual o procedimento para registar uma empresa
Registar uma empresa. Fonte/Reprodução: original

Após ter todas as cópias dos documentos pessoais seus e dos sócios, juntamente do contrato social, dos dois modelos da Ficha de Cadastro Nacional, em uma única via, e o pagamento das taxas através do DARF, compareça a um cartório de registros de pessoas jurídicas ou a uma junta comercial e incie o processo de criação do empreendimento.

É preciso ter um capital inicial para abrir uma empresa?

Vamos voltar para os questionamentos do jovem empreendedor. Agora ele sabe quais são os procedimentos e passos iniciais para abertura, mas logo um questionamento o atormentou por um tempo: “quanto será que custará para que eu possa abrir minha empresa?”.

Com suas pesquisas, constatou-se que os valores variam de acordo com o local em que a empresa se instalará, já que cada estado possui variações em suas taxas devido às diferenças econômicas.

Um ótimo exemplo, é que em São Paulo, os custos para a abertura de uma companhia se aproximam de R$ 400,00, enquanto no Rio de Janeiro, os custos se aproximam de R$ 1.500,00.

Quais os cuidados que devo ter ao escolher o nome da minha empresa?

Essa foi uma das partes que nosso jovem empreendedor mais se questionou, pois ele não conseguia responder o seguinte questionamento: qual nome que expressará parte do serviço da minha empresa sem cansar o leitor e ainda gerar curiosidade nele?

quais os cuidados que devo ter ao escolher o nome da minha empresa
Escolher o nome da minha empresa. Fonte/Reprodução: original

Ter consciência dessa etapa é de extrema importância tanto para que o empreendedor não passe ideias erradas com o nome, ou usar um nome parecido com outra empresa, como também para captar clientes que se interessem pelos serviços prestados pela companhia.

Pretendo abrir uma empresa com um sócio, como devo proceder?

No processo de desenvolvimento do nosso jovem empreendedor, ele se lembrou de um colega extremamente talentoso com negócios e pensou: quero abrir a minha empresa e desejo que meu colega seja meu sócio. Como farei?

O jovem percebeu que abrir uma empresa com sócio necessita de um contrato social tanto para estabelecer as regras dessa junção, como para garantir que todas as partes vão investir corretamente para manutenção do negócio, além de estabelecer acordos para repartição de bens em caso de desfazimento do grupo inicial.

Espera-se que agora você saiba quais são os passos para a abertura de uma empresa e tenha gostado da dinâmica com a qual as informações foram passadas. Compartilhe o texto em suas redes sociais para colaborar com a divulgação e sempre que precisar de informações do universo financeiro, volte aqui.

1 comentário
  1. […] vez de analisar o preço das ações, ele vai bem mais a fundo e mostra para o investidor qual é o valor da empresa em si. É comum que algumas pessoas desistam de fazer a análise por achá-la complexa demais, mas […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status