Comércio eletrônico: quais são os principais benefícios do seu uso?

comércio eletrônico quais são os principais benefícios do seu uso

Muito explorado ao longo dos últimos anos, o comércio eletrônico é uma modalidade de vendas que simplesmente caiu no gosto das pessoas. Suas facilidades, tanto para clientes, quanto para vendedores, são inúmeras e fazem com que a economia seja aquecida numa época de hiperconectividade.

Mas como o comércio eletrônico se caracteriza e quais são suas vantagens e desvantagens? Este artigo visa responder essas e outras dúvidas sobre o tema. Os parágrafos abaixo estão repletos de informações relevantes sobre isso. Boa leitura!

O que é comércio eletrônico?

O comércio eletrônico é a prática de vendas de produtos por meios digitais. Em outras palavras, é uma modalidade de comércio realizada quase exclusivamente pela internet (com exceção dos produtos e das entregas, feitas fisicamente).

o que é comércio eletrônico
Comércio eletrônico. Fonte/Reprodução: original

Esse modelo de mercado, também chamado de e-commerce, ganhou força com a disseminação do acesso à internet pelas pessoas de classes sociais e idades variadas, que fez da rede uma grande vitrine para a exposição de mercadorias e realização de compras.

Como funciona o comércio eletrônico?

Não é muito difícil entender como o comércio eletrônico funciona. Na prática a loja expõe seus produtos virtualmente (em sites, blogs, redes sociais) e os clientes interessados efetuam sua compra também por meios eletrônicos, que pode ser em contato com a loja por suas redes sociais ou diretamente nos sites. No caso, toda a movimentação é realizada com o auxílio da internet.

Nesse tipo de comércio quase tudo é feito pela web. As únicas coisas que não costumam ser virtuais são o estoque de produtos da loja e as entregas das mercadorias, que são realizadas diretamente nas residências dos clientes.

Quais são os principais benefícios do comércio eletrônico?

Quando se fala em vantagens do comércio eletrônico, leva-se em consideração benefícios que existem tanto para os clientes, quanto para os proprietários de lojas. Isto é, tem vantagens para todas as pessoas envolvidas nas transações. Confira algumas das mais relevantes abaixo:

Comodidade

O comércio eletrônico é muito cômodo para quem deseja adquirir algum produto. No conforto do lar. Apenas com o uso de um smartphone conectado à internet, por exemplo, é possível escolher uma mercadoria, colocá-la no carrinho virtual e efetuar o pagamento. Depois, é só esperar pela entrega.

Visibilidade

Para quem vende, o comércio eletrônico é uma vitrine com um potencial de alcance indefinido. Isso significa que a possibilidade de atingir novos públicos é muito grande, o que, por sua vez, expande a área de atuação da marca e, consequentemente, seus ganhos financeiros.

Segurança

A segurança também é algo que merece destaque, e ela vale para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Existem vários mecanismos de segurança na web que garantem o uso de sites e sistemas de pagamento sem riscos de sofrer golpes. Tecnologias como o SSL, por exemplo, ajudam muito para fazer o e-commerce ser uma prática segura.

Quais são as principais dificuldades do comércio eletrônico?

O comércio eletrônico também apresenta algumas limitações, que, assim como as vantagens, valem tanto para os comerciantes e quanto para os clientes. Confira, abaixo, algumas delas:

Não conhecer o produto pessoalmente

Quem tem interesse em adquirir uma mercadoria, de qualquer tipo, gosta de tocá-la e testá-la pessoalmente. Isso não é uma possibilidade no comércio eletrônico, pois o ambiente virtual não conta com esse recurso. Para acessórios e roupas, por exemplo, isso pode ser ainda mais problemático, uma vez que não é possível experimentar a peça antes de comprá-la.

Frete

Os custos relacionados ao frete dos produtos é um empecilho para os clientes e vendedores. Em algumas situações, ele pode custar mais do que o valor do próprio produto desejado, o que torna sua compra menos atraente e, na maioria das vezes, leva a desistência.

Concorrência maior

Especificamente para os lojistas, outra dificuldade é a presença de outras marcas que também atuam na internet. Isso faz com que, com poucos cliques, os potenciais clientes mudem de loja se não estiverem satisfeitos com os produtos ou preços ofertados, o que faz ser necessário possuir boas estratégias para segurá-los.

Como o comércio eletrônico está impactando o varejo tradicional?

Com o grande avanço do acesso à internet por grande parte da população, o comércio eletrônico ganha cada vez mais espaço, mas isso não necessariamente compromete a existência das lojas físicas varejistas. Pelo contrário, muitas delas abraçam as tecnologias digitais e expandem seus negócios para a web.

como o comércio eletrônico está impactando o varejo tradicional
Comércio eletrônico. Fonte/Reprodução: original

Outro ponto a se observar é que os ambientes varejistas tradicionais ainda são insubstituíveis quando o assunto é a construção efetiva de um bom relacionamento pessoal com os clientes. Além disso, ainda existe o valor da marca, que está mais presente em lojas físicas do que nas virtuais.

De toda forma, o comércio eletrônico está cada dia mais consolidado. Sua praticidade, associada à segurança, chamam a atenção de muitas pessoas que são potenciais clientes. Para quem atua na área das vendas, vale a pena conhecer melhor esse mundo e usufruir de suas vantagens.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo