its my very my 60 1 Citação de internet - como fazer?

Citação de internet – como fazer?

Assim como os livros e artigos científicos, as citações em sites são uma forma de descrever informações consultadas em determinados sites e utilizadas como fonte de pesquisa para atividades escolares, TCC (dissertação de conclusão de curso) ou construção teórica da tese. Devido à grande quantidade de informações, ferramentas como a Internet tornaram-se aliadas importantes na busca por conteúdos de alta qualidade.

No entanto, embora inúmeras matérias possam ser encontradas e sejam muito fáceis de obter, os alunos precisam estar cientes dos perigos e começar selecionando e organizando conteúdos que sejam realmente úteis e confiáveis. Além disso, assim como livros e artigos são protegidos pelos chamados direitos autorais, o mesmo ocorre com a maioria das informações do site.

Se você encontrar materiais importantes para o seu trabalho acadêmico e quiser utilizá-los, lembre-se de que desde que você use as citações do site corretamente, isso é permitido. Caso contrário, seu TCC, artigo ou projeto pode ser considerado plágio e a pontuação da avaliação será zerada.

Como fazer citação de site?

Escritos acadêmicos e artigos científicos baseados em informações da Internet também precisam (concordar) com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). De acordo com os regulamentos nacionais, as citações de sites são divididas em três tipos: citação direta, citação indireta e citação de citação. A seguir, aprenda sobre cada um deles:

Citação direta

A ABNT afirmou que a citação direta é “uma referência a uma informação extraída de outra fonte”. Isso significa que – com as devidas citações – a obra pode apresentar parte do texto e / ou material do autor, ou seja, permite a transcrição precisa da fala de outra pessoa. Porém, a seleção dos trechos precisa ser consistente com o que está sendo discutido, pois do ponto de vista do aluno, o objetivo é o alicerce. Existem duas maneiras de citar diretamente.

Se for muito curto, ou seja, menos de três linhas, pode aparecer em um parágrafo comum, mas entre aspas. Se for muito longo, ou seja, mais de três linhas, deve-se criar um parágrafo separado, usar letras menores (fonte tamanho 10 ou 11) e recuar 4 cm na margem esquerda.

Citação indireta

É caracterizado por um novo método de interpretação e do material que está sendo lido. Em outras palavras, o aluno escreve seu entendimento do texto em suas próprias palavras. Por se tratar de uma cópia de uma visão pessoal, deve constar apenas o sobrenome do autor consultado, seguido da data de publicação da obra. As instruções na página são opcionais. Também existem dois tipos de referências indiretas: no início ou no final de uma frase.

citacao site lingua portuguesa Citação de internet - como fazer?

Vejamos um exemplo: para Grando (2005), em sua pesquisa para o Observatório da Imprensa, se a notícia da morte voluntária for divulgada contando a causa, então terá utilidade pública. Antes de entrar em campo para iniciar as pesquisas sobre este trabalho, a questão não resolvida de mobilizar este trabalho é tentar entender como jovens homossexuais negros podem dar um novo sentido à sua experiência escolar por meio de marcadores de raça e orientação sexual.

Citação de citação

Quando um autor deseja citar a obra de outro autor em sua obra científica sem lê-la corretamente, use Apud ou citação de citação, mas copie para outro texto de referência. No caso de referências de sites, é um dos métodos menos utilizados, pois o conteúdo geralmente pode ser excluído diretamente da página e só é necessário quando a obra não está mais disponível na Internet.

Citação de site x referência de site

Como vimos, as citações em sites são um método de transcrição de conteúdo transmitido pela Internet. Uma referência é uma lista que contém todas as fontes de informação utilizadas no trabalho acadêmico. De acordo com a NBR 6023: 2002 (principal norma relacionada à bibliografia), todos os materiais do site devem ter as fontes acima mencionadas. Essa padronização também é utilizada para indicar itens obrigatórios e opcionais que precisam ser incluídos em materiais físicos, como livros, artigos e / ou artigos de jornais, sites ou homepages. citacao de internet abnt 1000x500 1 Citação de internet - como fazer?

Para cada referência de site, a referência deve conter os seguintes dados:

Nome do autor ou organização;

O título da página, artigo, artigo ou artigo;

Data de publicação, mês, ano (se houver);

Endereço de e-mail (entre os símbolos <>), após Disponível em: A data em que o site foi visitado, após a hora de acesso.

De acordo com a página selecionada, existem três maneiras de se referir a ela de acordo com a norma ABNT.

Autor: SOBRENOME, primeiro nome. O título do artigo.

Nome do site, ano.

Disponível em: <URL>. Horário da visita: dia, mês e ano.

Sem autor: o título do artigo. Nome do site, ano.

Disponível em: <URL>. Horário da visita: dia, mês e ano.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *