Entre todos os conceitos que utilizamos no mundo financeiro e de investimentos, o circuit breaker é um dos mais famosos e, justamente por isso, é alvo de bastante desinformação. Hoje iremos conhecer mais sobre esse termo, entender profundamente o conceito e ao que se refere o circuit breaker, como funciona e por que ele existe.
Entenda de uma vez por todas a real função do circuit breaker no mundo financeiro e dos investimentos, quando ele se torna relevante e, principalmente, se é algo ruim ou não. Leia nosso artigo e fique por dentro desse importante termo do mundo dos investimentos!
O que é um circuit breaker?
O circuit breaker é um dos conceitos mais conhecidos no mundo dos investimentos e pelo público em geral. Geralmente, o circuit breaker é associado a cenários de crises e, por isso mesmo, é algo bastante temido.
Mas será que ele é realmente negativo em si mesmo? Na verdade não. Embora seja verdade que o circuit breaker é algo que ocorre apenas em momentos de crise, sua função é proteger o mercado!
O circuit breaker é acionado no momento em que a bolsa como um todo — na verdade a corretora, que no caso do Brasil é a B3 — é desvalorizada em 10% em relação ao dia anterior. Quando isso acontece, um circuit breaker é acionado e, então, todas as negociações cessam por 30 minutos. Durante essa meia hora, nenhuma negociação dentro da bolsa de valores pode ser realizada.
Como funciona um circuit breaker?
Uma vez que um circuit breaker é acionado, ele acaba por trancar todas as movimentações financeiras que uma bolsa de valores pode ter. Os critérios para que um circuit breaker ocorra são diferentes de corretoras para corretoras, mas o utilizado pela B3 e, por isso, o que serve como parâmetro para o Brasil, é esse de 30 minutos que descrevemos, que é acionado automaticamente quando a bolsa desvaloriza em 10%.
Isso é muito difícil de acontecer, mas acabou ocorrendo, por exemplo, em 2020, no ápice da pandemia de coronavírus devido à queda do petróleo.
Qual é a função de um circuit breaker?
Citamos que o circuit breaker serve para proteger os investidores e o mercado, mas como isso seria possível trancando a bolsa? Na verdade, é uma lógica bem simples. Uma vez que a bolsa começa a cair e desvalorizar sem parar, é esperado que os investidores entrem em pânico e também comecem a negociar suas ações e vendê-las, para evitar que caiam mais e percam dinheiro.
Isso obviamente acaba gerando um efeito dominó, um buraco negro onde as ações só iriam desvalorizar ao máximo e causar uma espécie de distorção financeira fatal na bolsa. Por isso que o circuit breaker é acionado, para que essa distorção seja evitada, o mercado se acalme, os investidores também e o equilíbrio seja naturalmente alcançado.
Por que os circuit breakers são importantes?
O circuit breaker é uma ferramenta essencial para administrar essas crises que citamos agora. Sem esse mecanismo, o mercado está duplamente ameaçado, tanto pelo movimento natural das ações caindo, quanto pelos investidores ansiosos e nervosos por conta do movimento negativo da bolsa.
Viu como é fácil entender o circuit breaker? Nem de longe esse mecanismo é um monstro como muitos o pintam e o imaginam.