Você sabe o que é um ciclo econômico? Correspondendo às mudanças que ocorrem na economia, esses ciclos são compostos de fases como recessão, contratação, expansão, entre outras. Cada uma delas, é claro, têm suas próprias características, como o desemprego e o declínio nas taxas de juros, por exemplo.
Essas fases são essenciais para entendermos qual o caminho tomar em relação às nossas aplicações financeiras. Por isso, é fundamental que os investidores saibam ao menos o básico sobre ciclo econômico e tudo o que o envolve.
Neste post você vai saber tudo sobre o ciclo econômico, quais são suas fases, como ele afeta a economia e muito mais. Confira mais a seguir!
O que é ciclo econômico?
O ciclo econômico corresponde às mudanças que ocorrem na economia. Tais mudanças podem ser prósperas ou podem passar por situações de estagnação e crise, por exemplo.
A crise econômica é um fenômeno que vem há muito tempo sendo estudado e investigado por cientistas. Para isso, eles se baseiam em como o mercado vem se comportando e, dessa maneira, buscam compreender quais são os fatores que fazem com que o mercado financeiro tenha variações boas e ruins.
Quais são as fases do ciclo econômico?
Confira abaixo quais são as fases de um ciclo econômico:
- Expansão: essa fase acontece em um período de recuperação da recessão de um país;
- Boom: basicamente, é a fase caracterizada por um pico do resultado de crescimento relacionado à primeira fase;
- Contração: depois do pico máximo que foi alcançado com o boom, é comum que a economia acabe diminuindo. Com isso, a taxa de desemprego aumenta;
- Recessão: é o declínio da economia, por isso o desemprego aumenta ainda mais.
Tendo isso em vista, é importante, ao decidir investir, ficar atento aos ciclos econômicos e entender como eles funcionam.
Como o ciclo econômico afeta a economia?
Como podemos ver no tópico acima, o ciclo econômico conta com quatro fases, podendo alcançar bons momentos econômicos ou ruins. O que vai determinar se o momento é bom para investir são as taxas. Desse modo, é fundamental que o investidor as tenha como base antes mesmo de realizar um investimento.
Vale destacar que o ciclo econômico em que o mercado se encontra diz muito sobre qual é o momento certo de investir. Por isso, fique sempre atento a esse fator.
O que determina o tamanho do ciclo econômico?
O que determina o tamanho do impacto de um ciclo econômico é o poder de negociação da empresa junto com os seus fornecedores. Assim, é fundamental também se atentar ao tamanho de um ciclo.
Agora que entendemos sobre o ciclo econômico, como ele funciona, quais suas características e como ele pode afetar a economia, é hora de investigar mais a fundo sobre cada ciclo caso você esteja pensando em começar a investir, ou mesmo se já é um investidor.
Lembre-se: fazer uma aplicação financeira é algo que ainda é arriscado, justamente pelo ciclo econômico. Além disso, muitas vezes, o retorno econômico de um investimento que é feito em determinada época dentro de um ciclo pode ser muito baixo em comparação a como seria caso fosse feito em outro.
Dessa forma, saber exatamente qual o ciclo econômico se está agora é o ideal antes de fazer qualquer tipo de aplicação financeira. É importante ressaltar que perder dinheiro em um tipo de investimento ou aplicação é algo muito recorrente. Então não deixe de estudar sobre esses assuntos fundamentais para qualquer investidor!