Cheque cruzado: o que é e como usar?

Cheque cruzado: o que é e como usar?

O cheque cruzado, assim como o dinheiro e cartão de crédito é uma das formas de pagamentos que se tem no mercado. Mas, se você não conhece, não se preocupe, é sobre isso que iremos tratar neste conteúdo.

O cheque, embora ainda muito usado, tinha muito mais adesão, quando a maioria dos correntistas não tinham acesso ao cartão de crédito e as demais modalidades, e facilidades proporcionadas pelo internet banking nos dias atuais.

Porém, como o cheque tinha uma grande rotatividade no mercado, as pessoas que recebiam por meio dele, adquiriram um hábito incorreto: ao invés de ir até uma agência bancária depositar ou sacar o valor emitido, repassava o cheque a outras pessoas. Essa prática ainda acontece hoje e, muitas vezes, a folha de cheque ao passar de mão em mão leva um tempo a ser descontada, o que pode prejudicar quem o emitiu.

Por esse motivo, uma maneira de evitar que os cheques sejam repassados a terceiros, é utilizar o cheque cruzado, o que ajuda a diminuir essa prática. Por isso, confira mais informações sobre o que é o cheque cruzado e qual a diferença entre ele e o cheque simples.

O que significa cheque cruzado?

O cheque cruzado consiste num ato simples ao preenchê-lo, para garantir primeiramente que ele apenas seja depositado em uma conta bancária e não possa ser sacado.

Se vincular junto o preenchimento o nome do receptor e realizar alguns outros apontamentos no mesmo, o emissor consegue garantir mais segurança ao usar essa forma de pagamento para suas transações, evitando esse repasse indevido e até mesmo a ocorrência de um possível roubo.

Como fazer um cheque cruzado?

Para fazer um cheque cruzado é simples, basta após seu preenchimento, fazer dois traços paralelos no canto esquerdo superior da folha do cheque. Esse simples ato contribui para que se evitem transtornos. Mesmo sendo uma medida simples, ela é salvaguardada por lei.

Como fazer um cheque cruzado?
Como fazer. Fonte/Reprodução: original.

Sim! O ato de colocar os dois traços paralelos para indicar que se trata de um cheque cruzado é legal, sua lei é a de N.º 7357.

Quando usar um cheque cruzado?

É aconselhável que o cheque cruzado seja usado em todas as emissões, principalmente se forem de valores altos e em situações em que desconhece o receptor. Agora, caso o valor seja razoável e você conheça quem receberá o cheque, avalie se é seguro pagar com um cheque sem cruzar.

Qual a diferença entre um cheque cruzado e um cheque simples?

A diferença entre um cheque simples e um cheque cruzado está no fato de que ao pagar com um cheque simples, quem recebe pode tanto depositar, como sacar o valor. 

O ideal é que o receptor se dirija a uma agência bancária para efetuar tal ação, mas o risco desse cheque ser fraudado é grande, pois ao invés de se realizar as ações citadas, o cheque simples pode ser repassado para outras pessoas, podendo ser extraviado, com isso, prejudica quem o emitiu.

Qual a diferença entre um cheque cruzado e um cheque simples?
Qual a diferença entre um cheque cruzado e um cheque simples. Fonte/Reprodução: original.

Já o cheque cruzado garante que seja realizada apenas a ação de depósito, reduzindo as chances de fraude. Além de cruzar o cheque, existem mais procedimentos em seu preenchimento que contribuem para a proteção dessa forma de pagamento: colocar o nome da pessoa física ou jurídica para que foi feito o cheque (cheque nominal), anotar qual agência bancária pode receber o cheque cruzado e anotar nele o termo “proibido o endosso”.

Tendo essas informações no cheque cruzado, o mesmo termina por ter autorização para ser depositado apenas por quem foi nomeado mediante apresentação de documento para comprovação, assim elimina qualquer abertura para algum procedimento incorreto com o cheque.

Existe alguma forma de cancelar um cheque cruzado?

Com certeza! Um cheque cruzado pode ser cancelado. Basta entrar em contato com sua agência e realizar a solicitação conforme orientação da rede bancária que utiliza.

Mesmo sabendo que existem outras maneiras, que podem ser consideradas até mais seguras que usar cheques, atualmente, muitas pessoas e instituições preferem seguir com o uso dele e está tudo bem. O importante é procurar usar as medidas citadas, para garantir que seu uso seja seguro.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo