cartões de crédito para negativados x débito qual a melhor opção para suas compras

Cartões de crédito para negativados x débito: qual a melhor opção para suas compras?

Os cartões de crédito para negativados surgiram para suprir uma demanda de indivíduos que precisam dessa facilidade, porém estão em má situação financeira. Bancos e financeiras têm muita dificuldade em liberar serviços de crédito para indivíduos que estão com o nome sujo.

O que é uma tremenda preocupação, pois muitas vezes aquele que está negativado precisa de um cartão com urgência. Ter um desses oferece inúmeros benefícios e vários recursos estão limitados ao uso e pagamento por meio de um cartão de crédito.

Mas qual a melhor opção, os cartões de crédito para negativados ou o cartão de débito? Quais as vantagens que eles têm na hora de fazer suas compras? Confira tudo sobre esse debate!

Qual a diferença entre cartões de crédito para negativados e débito?

Pelo modo como o sistema financeiro de hoje funciona, o cartão ocupa um lugar de destaque na financeira de qualquer indivíduo.

O cartão de crédito, ou débito, já tomou o lugar do dinheiro em papel-moeda na vida de milhões, talvez bilhões de pessoas. Em 2018, o cartão de débito já era utilizado pela maioria dos brasileiros e deles, 4% já haviam deixado de utilizar o dinheiro em espécie como principal meio de pagamento.

qual a diferença entre cartões de crédito para negativados e débito
qual a diferença entre cartões de crédito para negativados e débito. Fonte/Reprodução: original

Hoje, o dinheiro em espécie continua sendo o preferencial da maioria dos brasileiros, sendo usado por 53,4%, mas já é nítido o abandono desse método de pagamento em quase 5 anos.

Isso já demonstra como o cartão está no centro da vida financeira de milhões de pessoas. E não é apenas na economia doméstica que ele é utilizado, o cartão também é comum para uso corporativo. A verdade é que o objeto se tornou um recurso, um facilitador financeiro.

É muito mais difícil de furtar dinheiro por meio do cartão. Ao mesmo tempo, é praticamente impossível falsificar um, seja de crédito ou de débito. Além de ser prático, afinal, você não pode levar no bolso mil reais, mas pode levar um cartão com milhares de reais na conta.

Acontece que existem diversos tipos de cartões como o de crédito, de débito e os cartões de crédito para negativados. Cada um deles tem suas próprias características, propriedades e benefícios. Vamos ver cada um deles.

Cartões de débito

O cartão de débito é o famoso cartão para compras à vista. Ele é quase que um espelho para o saldo em sua conta. Logo, quando você gasta é o dinheiro de sua conta que está sendo usado.

No caso, este é o cartão básico e quase que obrigatório a qualquer conta aberta em bancos hoje em dia, sejam digitais ou físicos. Porém, como está limitado ao saldo em conta, é impossível gastar mais do que há em seu banco com esse cartão.

Ele também tem outras limitações, por exemplo, ele não é aceito na maior parte dos e-commerces, pagamentos virtuais, carteiras virtuais e qualquer outro tipo de venda digital.

Outro diferencial para certos tipos de cartões, é que o cartão de débito não faz compras parceladas, nem a prazo. Logo, ele só compra na hora e o dinheiro gasto é aquele que está presente na sua conta.

A vantagem deste tipo de cartão é que ele oferece um controle financeiro mais adequado e perfeito para o indivíduo. Já que é impossível gastar além do que há na conta, e nem fazer compras a prazo, é muito difícil se enrolar financeiramente com este cartão.

Cartões de crédito para negativados

Já o cartão de crédito tem muito mais vantagens e funções que o cartão de débito. Porém, é preciso mais cuidado para lidar com o recurso.

Em primeiro lugar, toda compra realizada no cartão de crédito é uma compra feita a prazo. O indivíduo faz o pagamento hoje, mas ele só será debitado quando a fatura fechar. Faturas tem um dia certo para fechar, estipulada pelo banco ou financeira que liberou o cartão. Quando a fatura fecha, ela deve ser paga pelo proprietário do cartão, e todas as compras realizadas entre uma fatura e outra devem ser pagas.

O dia de fechamento da fatura é fixo e mensal, ou seja, cada mês tem uma fatura correspondente e as compras do mês devem ser pagas todas juntas. Outro benefício do cartão de crédito é que ele pode realizar parcelamentos. A compra pode ser muito mais cara, mas você pode parcelar esse valor e pagar uma quantidade X em cada mês.

Mas tantas vantagens assim são acompanhadas por um perigo. O descontrole financeiro é recorrente entre os donos de cartões de crédito, que acabam comprando mais do que terão dinheiro para pagar quando a fatura fechar. Por isso que muitos acabam preferindo o cartão de débito.

Por conta desse descontrole, e por todas as facilidades possíveis que vem deste cartão, bancos e financeiras não costumam oferecê-los a qualquer um por medo de levar calote, já que a inadimplência é comum entre os usuários de cartões de crédito.

Indivíduos que estão com nome negativado, que já são considerados inadimplentes e tem seus nomes colocados em bureau de crédito, tem muita dificuldade para conseguir um cartão desses.

Por isso existem os cartões de crédito para negativados, que são oferecidos para aqueles que já tem o nome negativado na praça.

A maior parte desses cartões são chamados de cartões de crédito pré-pagos. Eles têm a mesma função que o de crédito, porém funcionam de maneira similar ao de débito. Não fazem compras a prazo, e nem parceladas, mas sim são recarregados e gastam o valor que tem em saldo.

No entanto, não conta com as limitações de aceitação como o cartão de débito. Os cartões para negativados pré-pagos são aceitos em todos os lugares que os de crédito, fazem compras online, assinam serviços digitais, carregam carteiras virtuais, entre outras funções.

5 Momentos em que é melhor usar os cartões de crédito para negativados no lugar do débito

Mas em que momento usar os cartões de crédito para negativados se torna melhor do que o de débito? Bem, vimos que há diferenças de aceitação entre os dois tipos de cartões, e estas são as melhores oportunidades de usar a opção crédito.

Para um entendimento melhor sobre o assunto, vamos identificar abaixo todos os momentos onde os cartões de crédito para negativados são de fato a melhor opção. Confira!

Compras de alto valor

Não é uma regra, mas para muitas compras de valor agregado é melhor utilizar os cartões de crédito para negativados.

Assim é mais fácil controlar suas finanças. Você irá recarregar seu cartão de crédito com o valor específico da compra, e assim terá muito mais controle sobre o que será gasto. No caso de um cartão de crédito que é capaz de parcelar é melhor, pois há essa opção.

Viagens

Para viagens, sobretudo as internacionais, usar o cartão de crédito, seja pré-pago ou não é o melhor. O cartão de crédito – mesmo os para negativados – tem uma melhor taxa de aceitação internacional. A maior parte é feita para isso, evitando qualquer tipo de problema que você possa ter com seu pagamento em compras internacionais.

Compras na internet

Comprar na internet deixou de ser algo esporádico ou limitado a um grupo seleto de pessoas e se tornou muito popular.

No entanto, mencionamos como a maior parte dos e-commerces e lojas digitais não aceitam o cartão de débito. Logo, para fazer essas compras com tranquilidade é exigido o cartão de crédito.

Assinar serviços digitais

Serviços digitais como streamings e plataformas de curso, por exemplo, também não costumam aceitar o pagamento por meio do cartão de débito.

Para esses é necessário um cartão de crédito, que consegue sem problemas pagar por esses serviços digitais.

Carregar carteiras virtuais

Carteiras digitais são recarregadas com saldo, como se fosse uma conta de banco. No entanto, boa parte dessas carteiras funcionam para serviços específicos, como aplicativos ou certas plataformas.

Por exemplo, aplicativos de carros e caronas costumam utilizar essas carteiras. Plataformas de venda de criptoativos também.

Cuidados para se ter com o cartão de cartões de crédito para negativados e de débito

Cartões de crédito para negativados e de débito costumam ser bem seguros. No entanto, é preciso certos cuidados. Entre as principais medidas de segurança para seus cartões podemos pontuar:

  • Nunca ofereça o cartão para estranhos: Sempre utilize você ou pessoas de muita confiança o seu cartão, nunca empreste ou deixe que outra pessoa o utilize para comprar por vocês;
  • Não entregue o cartão na mão de terceiros: Mesmo para funcionários ou colaboradores de uma loja, nunca dê em suas mãos o cartão para que eles possam verificar ou utilizar;
  • Guarde muito bem suas senhas: A senha do cartão é o que garante a sua segurança. Nunca deixe que a senha seja conhecida por outras pessoas que não sejam você ou pessoas de muita confiança;
  • Cuidado com os sites e plataformas: Comprar na internet é muito bom, mas nem todo site é confiável. Sempre tenha certeza de que está comprando em uma loja online que seja confiável, dê preferência para ótimos e-commerces e lojas com certo nome;
  • Utilize o cartão virtual: É um ótimo recurso de segurança. Ele é fornecido para opções de crédito e pré-pagos. Este recurso gera um cartão virtual falso que só funciona por alguns minutos. Depois de utilizado esta versão expira;
  • Sempre guarde em segurança: Não deixe seu cartão jogado por aí. Sempre coloque ele em locais seguros, longe de olhos vistos e mantenha por perto, de preferência dentro de seu bolso, carteira ou bolsa.

Siga essas dicas e sem dúvidas seus cartões de crédito para negativados e débito estarão seguros!

Como evitar fraudes no cartão de crédito

A melhor maneira de evitar fraudes em um cartão de crédito é não utilizá-lo em locais suspeitos. Nunca forneça os dados do seu cartão em sites que não pareçam seguros e nem para terceiros.

Como já mencionamos, o cartão de crédito nunca deve sequer ser entregue nas mãos de um estranho e seu número – sobretudo seu código de segurança – deve ser mantido escondido sempre.

Quem tem direito ao cartão de crédito?

Em tese, nenhuma instituição financeira, banco ou fintech tem obrigação de fornecer um cartão de crédito para seus clientes. Por essa razão, é muito difícil que essas instituições ofereçam cartões para clientes negativados.

quem tem direito ao cartão de crédito
quem tem direito ao cartão de crédito. Fonte/Reprodução: original

Mas muitas empresas ainda oferecem a opção para seus clientes, em especial o cartão pré-pago. Portanto, procure e converse com sua instituição financeira preferida e veja se ela tem opções de cartões facilitados para você, caso seja negativado.

Vale a pena usar o cartão de crédito diariamente?

Muitas pessoas têm o costume de utilizar o cartão de crédito diariamente. É, sim, possível, mas não recomendado. A melhor maneira de usar o cartão de crédito é utilizar em momentos pontuais, em especial quando está próximo do fechamento da fatura. Assim é muito difícil que você se enrole entre uma fatura e outra.

Evite uma bola de neve

Evitar uma bola de neve deve ser um dos objetivos dos usuários de cartões de crédito para negativados. Aquela situação desesperadora em que um cartão é usado para pagar o outro, ou uma fatura acaba cobrindo a outra.

Esse tipo de dívida é terrível e deve ser evitada a todo custo. Uma das maneiras é a que citamos acima, onde o cartão é usado de maneira pontual e próximo do fechamento da fatura. Assim é bem difícil se enrolar financeiramente.

Anote nossas dicas para usar seus cartões de crédito para negativados, e sem dúvidas poderá colocar sua vida financeira no eixo de maneira mais rápida!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *