Cartão pagamento por aproximação: como funciona?

0 188

O cartão de pagamento por aproximação faz parte de um sistema de cartões inteligentes que possuem a tecnologia contactless. Em um mundo cada dia mais digital, sempre surgem novas tecnologias, e essa modalidade de pagamento ganhou mais força com a pandemia.

Há muitas vantagens para essa nova tecnologia, mas é importante entender como ela funciona, não é mesmo? Neste post, você irá todas as suas dúvidas sobre o pagamento por aproximação. Confira!

O que é o pagamento por aproximação?

Como o próprio nome já sugere, o pagamento por aproximação pode ser feito ao encostar o cartão na maquininha ou meios eletrônicos, sem precisar inseri-lo ou digitar a senha.

Como saber se o seu cartão é de aproximação?

É normal que os novos cartões já venham com a modalidade de pagamento por aproximação já habilitada. Caso o cliente prefira, é possível fazer o bloqueio pelos aplicativos do banco ou cartão, para assim utilizá-lo com chip e senha.

Como saber se o seu cartão é de aproximação?
Cartão.
Fonte/Reprodução: original.

O cartão que tem essa funcionalidade possui o símbolo contactless em sua frontal, semelhante o símbolo de wi-fi.

Tecnologia Contactless: como funciona o pagamento por aproximação?

Os pagamentos por aproximação são feitos com a tecnologia NFC (Near Field Communication – que em tradução para o português é “Comunicação por Campo de Proximidade”).

A tecnologia contactless se expande cada vez mais e já não é mais limitada ao uso apenas em cartões. Hoje em dia, quase todos os novos modelos de celulares já são fabricados com essa tecnologia em seu sistema, e o pagamento pode ser feito de:

  • Celular para celular;
  • Celular para a maquininha ou leitor.

Tudo sem a necessidade do cartão físico.

Esse tipo de transação pode ter um limite determinado por pagamento. Em alguns casos, o limite varia de R$ 50,00 a R$ 200,00, e para saber qual é o seu, procure seu banco.

Quais as vantagens do cartão por aproximação?

De todas as vantagens que o pagamento por aproximação possui, as mais referenciadas são a facilidade e agilidade, porque o pagamento é feito de uma forma simples, sem a necessidade de senhas (uma grande ajuda para quem tem dificuldade em memorizá-las).

A tecnologia contactless já é aceita em praticamente todas as maquina de cartão e outros leitores, o que a torna versátil, e além do mais, é segura.

Agora, para saber todas as vantagens do seu cartão por aproximação, é recomendado tirar suas dúvidas diretamente com o seu banco, pois cada instituição possui suas vantagens personalizadas.

Pagamento por aproximação é seguro?

Todas as transações são criptografadas para garantir a segurança do cliente, entretanto, nenhuma tecnologia é 100% segura. O pagamento por aproximação possui a segurança equivalente ao do cartão com chip.

Pagamento por aproximação é seguro?
E seguro.
Fonte/Reprodução: original.

Quando usamos o pagamento por aproximação, o receptor não armazena dados confidenciais como a senha, agência e conta, nem saldo, o que torna a transação ainda mais segura.

Quais são os riscos do pagamento por aproximação?

Os riscos do pagamento por aproximação são praticamente os mesmos do cartão com chip.

Pela facilidade no pagamento, que não exige senha, um dos golpes mais conhecidos e aplicado nessa modalidade é o débito imediato após o furto.

Mas, há também o golpe por proximidade (mesmo que o dono do cartão não perceba), porque o débito pode ser feito em uma distância mínima de 4 cm de distância e máxima de 10 cm. Então, se o cartão estiver no bolso, carteira e a maquininha ou leitor estiver próximo, o débito pode ocorrer. Esse tipo de golpe é comum em transportes públicos.

É importante conhecer as novas tecnologias do mundo dos pagamentos e descomplicar totalmente o seu uso. Esperamos ter tirado as suas dúvidas sobre o pagamento por aproximação!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status