Usar o cartão de crédito ou débito possui suas vantagens e desvantagens, e é importante escolher qual a melhor forma de pagamento para não comprometer as suas finanças. Se você está em dúvida entre usar o cartão de crédito ou débito? Hoje temos algumas dicas que vão lhe auxiliar nessa decisão. Veja!
É melhor usar cartão de crédito ou débito?
Na hora de escolher entre usar o cartão de crédito ou débito, é importante lembrar que tudo depende do seu planejamento financeiro. Algumas pessoas preferem realizar compras apenas com o cartão de crédito, já outras apenas com o de débito.
Em algumas situações, pode ser melhor usar o cartão de crédito e outras o de débito. Por exemplo, em compras do dia a dia, é recomendado o uso do cartão de débito, para que haja mais controle nos gastos. Já em compras de valores mais altos, o uso do crédito pode ser preferível, já que possui a opção de fazer o parcelamento.
Quais são as desvantagens do cartão de débito?
A principal desvantagem do uso do cartão de débito é cair sem querer no cheque especial. O cheque especial é um limite a mais oferecido ao fazer uma compra caso não haja dinheiro na conta.
As taxas cobradas pelo uso do cheque especial são altas, então é importante usar somente em casos de emergência e se atentar ao valor que está na conta. Outro ponto negativo é a dificuldade em receber estorno caso haja algum erro na fatura.
Quais as vantagens do cartão de débito?
As vantagens do cartão de débito também devem ser levadas em consideração na hora de escolher como pagar. O cartão de débito não compromete receitas futuras, já que o pagamento ocorre com o valor que está presente na conta. Assim, é mais difícil se endividar, já que não há como fazer parcelamentos.
Outro ponto positivo é o desconto oferecido em alguns estabelecimentos para o pagamento à vista.
Quais são os benefícios do cartão de crédito?
Esse tipo de cartão possui muitas vantagens, principalmente em casos de emergência, em que precisa-se comprar algo, mas não possui dinheiro disponível na conta. Com o cartão de crédito é possível parcelar compras mais altas, o que possibilita adquirir itens que não teriam como ser comprados à vista.
Outro ponto positivo são os pontos obtidos em programas de fidelidade, além da possibilidade de fazer reservas em hotéis.
Com essas dicas, fica fácil escolher entre o cartão de crédito ou débito, de acordo com seu planejamento financeiro. Mas, para isso, sempre busque entender a sua realidade financeira e a sua necessidade na hora de pagar pelo produto.