Capital subscrito: o que é e como funciona?

Capital subscrito: o que é e como funciona?

O uso de Capital subscrito é uma das alternativas que mais proporciona crescimentos para as empresas atualmente. Com uma sociedade forte que tem confiança nos seus sócios e investe em seu projeto, consegue chegar a patamares jamais imaginados antes.

Porém, é notável que não são todos que conhecem a definição e possíveis aplicações do Capital subscrito, ponto que faz muitas empresas perderem oportunidades de crescer. Com esse cenário em mente, trouxemos este artigo para te informar sobre esse recurso utilizável para a evolução da sua companhia junto de sócios.

O que é capital subscrito?

Para começar, vamos definir o que seria Capital subscrito. Esse termo serve para expressar a quantidade de dinheiro que um sócio investirá na empresa a fim de fazê-la crescer. Se analisarmos a palavra subscrita, neste contexto, significa “que foi aprovado” ou está “de acordo”. 

O que é capital subscrito?
O que é capital subscrito. Fonte/Reprodução: original.

Logo, é possível perceber a importância de se escolher os sócios corretamente para a empresa, já que, como veremos mais adiante, o Capital subscrito tem muita importância para a companhia e, por isso, não deve abrigar sócios que não colaboram com suas devidas partes.

Como funciona o capital subscrito?

Ele é acertado no momento de abertura da empresa e o valor é determinado de acordo com as necessidades daquela companhia. Por isso, não existe somente um jeito de calcular quanto deve ser o valor desse capital

Os sócios precisam garantir que vão conseguir colaborar com o investimento através de ações ou cotas, a depender se a sociedade for anônima ou por cotas. Além disso, eles devem assinar um documento com orientação jurídica e, assim, todos firmarem ciência das suas atribuições.

Por fim, vale dizer que o Capital subscrito também pode ser depositado não só em dinheiro, mas também como bens, equipamentos para uso da empresa, imóveis e até automóveis. 

Por que é importante o capital subscrito?

Com todo o conhecimento da definição e aplicação do Capital subscrito, cabe falar sobre a importância desse recurso para as empresas. Notamos que as empresas que possuem esse capital disponível, tem maior capacidade de se expandir com muito mais segurança e controle para administrar os seus recursos disponíveis.

Outro ponto importante é que o Capital subscrito permite um planejamento financeiro que tenha objetivos maiores de crescimento, principalmente se contar com uma administração competente que saiba investir os recursos, e que lide bem com o momento de equilíbrio entre as receitas e despesas da empresa.

Por que é importante o capital subscrito?
Por que é importante o capital subscrito. Fonte/Reprodução: original.

Para finalizar, a última grande relevância que o Capital subscrito demonstra é a de permitir a formação de um patrimônio e proteção para funcionamento da empresa em momentos de crise ou de mau funcionamento por algum fator incontrolável.

Qual a diferença entre capital subscrito e capital social?

Por fim, cabe esclarecer uma dúvida muito comum entre os estudantes do mundo econômico: a diferença entre Capital subscrito e capital social. Enquanto o primeiro corresponde a uma parcela de um sócio para investir em uma empresa, o social é a soma de todas as parcelas, de todos os sócios que colaboram para o funcionamento da companhia.

Agora você tem a definição de Capital subscrito bem clara em sua mente e sabe como ele é importante para o funcionamento de uma companhia. Fique à vontade para conhecer outros trabalhos dentro deste site e, se possível, compartilhe a postagem para que ela chegue em outros curiosos sobre o assunto.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo