capital de terceiros quais são e qual o impacto

Capital de terceiros: quais são e qual o impacto?

Dentro do mundo contábil de uma empresa o que não faltam são elementos que acabam constituindo todos os ativos de uma empresa, entre eles podemos destacar o capital de terceiros. O capital de terceiros é um tipo específico de capital que pode sim contribuir para sua empresa, mas deve ser utilizado de maneira bastante cuidadosa.

Venha entender o que é o capital de terceiros que pode ser utilizado em sua empresa, quais suas características, vantagens e desvantagens. Confira!

Quais são as principais razões para as empresas investirem em capital de terceiros?

Por maior que seja uma empresa ou qualquer instituição comercial, sempre haverá o risco do mercado que se impõe diante de todo sistema financeiro como uma verdadeira sombra, uma ameaça de que talvez seus esforços não sejam o suficiente e por vezes de fato não são. Diante de uma situação apertada quando uma empresa já não tem mais recursos próprios para sobreviver, o que fazer?

quais sao as principais razoes para as empresas investirem em capital de terceiros
Fonte/Reprodução: original.

Esse é um exemplo clássico de uma situação onde o uso do capital de terceiros não é só algo que é bastante procurado como algo bastante encorajado. Bem, basicamente o capital de terceiros é exatamente o que o nome sugere.

Uma empresa procura acima de tudo se sustentar com o seu próprio capital, e é normal que isso funcione, afinal, toda empresa é sustentável. Mas claro que há algumas situações emergenciais onde uma empresa se vê vítima dos seus gastos ou mesmo diante de uma crise profunda.

Neste caso ela terá que se voltar para o capital de terceiros, procurar uma nova fonte de renda em outro lugar. Neste sentido são exemplos de capital de terceiro:

  • Empréstimos;
  • Financiamentos;
  • Créditos dos mais variados tipos;
  • Dívidas.

Esses são alguns dos capitais de terceiro mais tradicionais utilizados pela empresa. Um capital que está a sua disposição mas que não é exatamente dela.

Qual é o impacto do capital de terceiros sobre o crescimento das empresas?

O capital de terceiro por si não diz nada a respeito do crescimento de determinada empresa. Ele pode ser benéfico ou maléfico, tudo depende da forma como for utilizado por determinada empresa.

qual e o impacto do capital de terceiros sobre o crescimento das empresas
Fonte/Reprodução: original.

Uma empresa ao utilizar o capital de terceiro, especialmente em grandes quantidades, deve ter bastante ciência do que está fazendo e ter muita responsabilidade ao optar por esse uso heterodoxo do capital. Em muitos momentos arriscar faz parte do jogo, mas mesmo o risco deve ser assumido com bastante controle.

Como o capital de terceiros afeta a estrutura acionária das empresas?

É importante que uma empresa entenda que quanto mais capital de terceiros que ela acumula, mais gerará um recado para o mercado de que a empresa em si não é confiável. Este é mais um motivo para que empresas tomem cuidado ao utilizar muito capital de terceiro para não gerar uma espécie de desconfiança no mercado, especialmente entre seus acionistas e possíveis futuros acionistas na bolsa de valores.

Quais são as vantagens e desvantagens do capital de terceiros?

Entre as principais vantagens do capital de terceiros está que esse tipo de serviço essencialmente é “ganho de graça” pela empresa, ao menos a curto prazo, além de significar em muitos casos juros bem menores do que alguns juros que podem impactar um cartão de crédito, por exemplo.

Já as desvantagens são claras. Uma vez emprestado o dinheiro deve ser devolvido. E caso seja devolvido de modo atrasado também acarretará juros e a situação da empresa pode ficar pior do que era antes. Então cuidado!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *