O capital de terceiros é um item muito importante para entender de maneira completa o modo como os ativos financeiros de uma instituição. O mundo contábil de uma empresa é gigantesco, cheio de meandros e setores importantes.
Sendo, o capital de terceiros um desses setores, praticamente um recurso, que pode ser utilizado em alguns momentos pela empresa. Venha conhecer de modo completo o que é o capital de terceiros em nosso conteúdo, abaixo!
O que é capital de terceiros?
O capital de uma empresa é praticamente tudo o que ela tem, seu patrimônio completo e tudo o que é utilizado para administração da mesma, para que sua vida financeira seja saudável, suficiente e utilizada de maneira inteligente para que dê os frutos necessários.
Existem diversos recursos que podem ser utilizados por uma empresa para benefício próprio, e o capital de terceiros entra aí como um componente desse mundo riquíssimo, e que também pode ser utilizado como capital pela empresa, mesmo sendo, como o nome diz, o capital de um terceiro. Mas afinal, o que é capital de terceiros?
O capital de terceiros é um recurso utilizado pela empresa, como se fosse capital dela, mas que pertence a outros. Um grande exemplo de capitais de terceiros é o empréstimo, por exemplo.
Por vezes o capital de terceiros é necessário, principalmente em situações de imprevistos ou de oportunidades que não podem ser aproveitadas com o capital próprio. Seja como for, entender como funciona o capital de terceiros é necessário para entender o caso.
Quais são as principais fontes de capital de terceiros?
Entre as principais fontes de capital de terceiros nós temos o empréstimo de bancos e instituições financeiras, como já citamos. Mas existem outras, como aluguéis ou até mesmo financiamentos, já que um financiamento não pode ser considerado de modo total como um tipo de capital próprio da empresa.
Outra fonte de capital de terceiros são dívidas, que a empresa pode contrair com fornecedores.
Qual é o impacto do capital de terceiros na economia?
O capital de terceiros tem dois impactos na economia de uma empresa. Se por um lado entra como um capital circulante e líquido, que uma empresa utiliza no momento, por outro vira um passivo não circulante, ou seja, uma dívida, que a empresa mais ou menos terá que pagar, futuramente.
Por isso, deve ser ponderado com muito cuidado como e quando uma empresa irá contrair o capital de terceiros, assim como irá utilizá-lo.
Como o capital de terceiros afeta o crescimento das empresas?
O capital de terceiros pode e deve ser utilizado para o bem da empresa, mas sempre com muito cuidado, para que não haja nenhum tipo de descontrole no patrimônio e no capital das empresas. O capital de terceiros pode ser utilizado tanto para o bem quanto para a ruína da empresa.
Quais são as vantagens e desvantagens de se obter capital de terceiros?
Vamos agora conhecer quais as vantagens de utilizar o capital de terceiros, que como vimos até aqui pode ser tanto um bem quanto um mal para a empresa. Confira!
- Pode ser utilizado para o crescimento da empresa e seu controle financeiro;
- Pode ser utilizado em investimentos;
- Imprevistos podem ser cobertos com o capital de terceiros;
- Diminui o custo do capital próprio;
- Em alguns casos, os juros são bem menores que uma dívida;
- Prazo para pagar pode ser bastante longo.
Ou seja, se bem utilizado, o capital de terceiro oferece essas e outras vantagens para a empresa. Mas se feito uma má aplicação terá alguns problemas e entre as desvantagens, estão:
- Terá que ser pago no futuro, é uma dívida;
- Em caso de um empréstimo mal pensado, pode ter taxas de juros altas;
- Pode prejudicar a empresa a longo prazo no momento que a dívida será cobrada caso haja outro imprevisto.
Então conhecendo todas essas informações a respeito do capital de terceiros, podemos concluir que ele pode ser bom ou mau, dependendo do controle e do planejamento da empresa.