capital de risco o que é e qual a sua função e riscos associados

Capital de risco: o que é e qual a sua função e riscos associados?

O mundo está ficando cada vez mais moderno e cheio de inovações, uma delas é o capital de risco. Esse tipo de investimento pode ser interessante tanto para investidores que podem obter altos lucros, como para as empresas que ganham uma oportunidade de se desenvolver.

Dessa forma, empresas que possuam ideias com capacidade de inovar o mercado, podem evoluir e crescer através do capital de risco. Mas essa modalidade de investimento não é chamada assim à toa. Apesar de possuir várias vantagens, os riscos dessa modalidade são altos, e é fundamental que o investidor tenha conhecimento deles.

Quer saber mais sobre o capital de risco? Continue acompanhando esse post e saiba como ele funciona!

O que é capital de risco?

É uma modalidade de investimento na qual o objetivo é fazer aplicações em empresas de pequeno e médio porte, visando o seu desenvolvimento. Normalmente, esses investimentos são feitos em ‘’Startups’’ — empresas pequenas e recentes no mercado com propostas inovadoras.

Assim, quando alguém decide investir no capital de risco de uma determinada empresa, significa que ele acredita no seu potencial de desenvolvimento, podendo oferecer ajuda além do dinheiro, oferecendo tudo o que sabe sobre estratégias e posicionamento empresarial.

Quais são os principais tipos de capital de risco?

Os tipos de capital de risco variam conforme o tamanho da empresa. Vamos conhecer cada um deles.

FFF (Family, Friends and Founders)

Esse investimento é feito normalmente em empresas que ainda estão na fase de planejamento. Leva esse nome, justamente, pela dificuldade de atrair grandes investidores, isto é, os aportes são feitos por pessoas próximas.

Private Equity

Já o Private Equity é considerado o tipo mais consistente de capital risco. Ele é composto por vários investidores e as aplicações são feitas em empresas que já estejam em ascensão no mercado.

Seed capital

Os investimentos são realizados nas empresas que são consideradas ‘’sementes’’, ou seja, que ainda estão na fase inicial, por isso o nome Seed Capital.

Venture capital

Já o Venture Capital tem como objetivo conseguir recursos de diferentes investidores, a fim de investir em Startups.

Qual é a função do capital de risco?

A função do capital de risco é desenvolver principalmente as empresas que ainda estejam em sua fase inicial. Dessa forma, o empreendedor consegue o capital necessário para conseguir executar as suas ideias, e o investidor tem a possibilidade de conseguir lucro, caso a empresa consiga atingir aquilo que é esperado.

Quais são os riscos associados ao capital de risco?

No capital de risco os investimentos são feitos em empresas que, na maioria das vezes, ainda estão na sua fase inicial. Em alguns casos, tudo que o empreendedor tem é a ideia, por isso, esse tipo de investimento é considerado arriscado.

Assim como é possível que a empresa se desenvolva e atinja os objetivos definidos pelo investidor, ela também pode acabar falhando e não dar nada daquilo que era esperado. Por conta disso, é fundamental que o investidor analise com cuidado a empresa em que pretende aplicar o capital de risco.

Como o capital de risco pode ser minimizado?

Claro que não dá para investir em uma empresa com a certeza de obter lucro, afinal, não seria capital de risco. Mas existem algumas atitudes que podem ser tomadas a fim de aumentar a assertividade no capital de risco, como:

  • Entender quais são os riscos de gerenciamento;
  • Avaliar a atual saúde financeira da empresa;
  • Conhecer o plano de negócios e o objetivo que a empresa pretende alcançar.

Assim, fazendo uma análise super minuciosa, é possível aplicar o capital de risco nas empresas certas, que possuem grande potencial de desenvolvimento e vão conseguir cumprir as metas esperadas pelo investidor.


Comments

2 respostas para “Capital de risco: o que é e qual a sua função e riscos associados?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *