Canvas como fazer

1 224

Canvas como fazer? aprender como criar um plano de negócios canvas é uma necessidade para empreendedores novatos, esse tipo de plano de negócio se tornou super popular nos últimos anos por sua utilidade que vai desde o primeiro momento de planejamento da empresa até o processo de escalonar e ajustar uma empresa que já existe.

O problema é que mesmo sendo super popular o modelo de plano de negócios canvas não é ensinado então a maior parte de nós não sabe como fazer e acaba dependendo de contratar profissionais para criar esse tipo de planejamento, o que pode ser muito caro.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre o canvas como fazer e dar algumas dicas que você pode usar para analisar seu negócio e tomar um novo rumo ou mesmo para tirar sua ideia do papel.

Quais são as etapas do canvas?

Primeiro de tudo vamos entender quais são as etapas de criação de um canvas, tentamos explicar cada uma delas de maneira simples para que você saiba exatamente o que esperar de cada etapa e como conseguir bons resultados já na primeira tentativa.

• Proposta de valor – Definir o produto ou serviço e o valor para os clientes. O valor, a razão ou o motivo pelo qual os clientes se interessam e adquirem os produtos e serviços.

• Segmento de clientes – Definir quem são os clientes que se pretende atender. Eles têm um perfil específico? Como estão agrupados? Onde estão localizados? Há uma necessidade comum?
• Canais – Definir de que forma os produtos serão conhecidos, como chegarão aos clientes e como os clientes irão interagir com o negócio.
• Relacionamento com clientes – Definir como fazer para conquistar e manter uma boa relação com os clientes.
• Receitas – Definir como e quanto se pagará pelos produtos.
• Recursos principais – Relacionar os recursos necessários para realizar a proposta de valor, para fazer o negócio funcionar.
• Atividades principais – Relacionar as ações necessárias para a realização da proposta de valor.
• Parcerias principais – Identificar fornecedores e parceiros para apoiar a realização da proposta de valor.
• Estrutura de custos – Levantar o que vai ser gasto para realizar a proposta de valor.

Conhecendo cada uma das partes principais por trás da criação de um canvas você pode finalmente continuar com o processo de criação, não se preocupe, explicaremos com calma todo o processo de criação.

Benefícios de fazer o exercício do Canvas

O mais importante, claro, é poder visualizar a totalidade do negócio e organizar graficamente as ações para cada um. Mas há outros elementos aos quais os empreendedores devem dar atenção, principalmente no caso de empresas iniciantes.

Um deles é a segmentação de clientes. É importante que você defina muito bem essa área. Deve ser o primeiro passo quando se começa a elaborar um modelo de negócio. Pegue um post it, pegue esse Canvas, cole na parede e, para cada novo segmento de cliente, você vai colocar uma cor diferente. Com isso você vai conseguir identificar propostas de valor específicas para um cliente que é diferente do outro.

Já a oferta de valor é aquilo que vai fazer diferença para a vida do cliente. Pense num colchão. Você pode, a princípio, achar que se trata de funcionalidades, vantagens perante a concorrência etc. Mas isso não é a proposta de valor. Aqui você vai colocar o que o produto proporciona.

Enfim, o Canvas é uma ferramenta poderosa, que lhe oferece muitas possibilidades.

Por que criar um Canvas?

Artigos Relacionados
1 De 31

O principal objetivo do Canvas é ajudar com que você tire suas ideias do papel, planejando um negócio de sucesso de forma simples, com a oportunidade de ter diversos insights durante o processo. Os quadrantes a serem preenchidos, dizem respeito a quatro áreas básicas da construção de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. O Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico e também pode ser usado em busca de melhores resultados e visão de negócio.

O Canvas permite a visualização do seu negócio tanto por você quanto pela equipe, que aliás, pode fazer parte efetivamente do processo de construção, isso também ajuda a cada um entender o seu papel no negócio.

Normalmente ao pensar no canvas temos a ideia de que ele é apenas uma ferramenta de base usada quando o negócio vai começar, a verdade contudo é que o canvas pode ser muito mais amplo do que isso, ele pode ser usado durante todo o crescimento do seu negócio para fazer ajustes na sua estratégia.

Além disso ter um canvas bem feito e atualizado é uma ótima forma de ajudar os novos membros da equipe a se colocarem na posição de entendimento mais adequada para conseguir atuar de acordo com os objetivos estabelecidos desde o começo, isso ajuda a diminuir a curva de aprendizado.

Como criar um Canvas?

A dica é começar preenchendo o canvas a partir do item “Proposta de Valor” e depois “Segmentos de Mercado”, por serem itens mais fáceis de serem respondidos e, além disso, são os mais relevantes para o todo.

A estruturação do seu negócio não precisa ser complexa, tampouco definitiva, já que a principal função do Canvas é permitir que seu modelo esteja em constante mudança, para que a evolução seja contínua.

As informações preenchidas em cada quadro precisam ser diretas e responder às perguntas de maneira muito objetiva. As ideias colocadas em todo o quadro, indicam o panorama geral de uma empresa e qual é o conceito de seu negócio.

Naturalmente cada parte do canvas tem sua própria utilidade e importância, porém focando primeiro nestas duas é possível ter uma visão mais clara das demais, isso vai te ajudar a conseguir preencher o seu canvas de maneira mais intuitiva e com isso ter menor dificuldade para realmente responder às questões levantadas que você mesmo nunca tinha pensado.

Como preencher um Canvas?

Para começar a usar um Canvas, não há teorias abstratas ou pouco claras, não requer habilidades avançadas em estratégia de negócios, não há a necessidade de processos custosos ou muito longos. O modelo expõe de forma clara e concreta como contribuir para o crescimento do negócio e esse processo ajuda a entender como outras pessoas percebem seu valor.

É possível imprimir um modelo disponível na internet ou fazer você mesmo as divisões em um papel, utilizar post-its, e se preferir, existem também ferramentas online. A criação fica mais dinâmica e é possível explorar a criatividade das pessoas ao esboçar, discutir ideias e analisar os itens. Ressalta-se que uma das qualidades do Canvas é a agilidade, ele é flexível a alterações, o que pode significar ganho competitivo.

Canvas como fazer e muito mais!

Aprender um pouco mais sobre como criar seu modelo de negócios, desenvolver seu próprio canvas e ter dicas diversas para aplicar na sua vida profissional é sempre uma ótima oportunidade, por isso continue visitando nosso site e tenha acesso as melhores e mais atualizadas informações profissionais, você vai finalmente ter acesso às informações que precisa para estar sempre atualizado.

Se você gostou de aprender um pouco mais com nossas dicas e quer continuar aprendendo cada vez mais, aproveite essa oportunidade para ler nossas dicas sobre o mercado profissional, financeiro e muito mais, leia nosso artigo sobre: Como atrair clientes.

Mostrar comentários (1)