Quem será atendido pelo Auxílio Gás?
O Auxílio Gás é um programa de distribuição de renda criado para ser feito o atendimento para as famílias de baixa renda que não tem condições de comprarem um botijão de gás de cozinha para o preparo de suas refeições diárias por meio do processo de subsídio, em que, como é previsto no texto da proposta, cada família recebe, a cada dois meses, um valor equivalente a 40% do preço do botijão de gás de cozinha.
Para que seja feito um atendimento adequado para os beneficiários do Auxílio Gás, é recomendado que as famílias de baixa renda estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), considerado como o meio de entrada para programas sociais do Governo Federal. Além disso, é necessário que seja feita a apresentação de renda familiar mensal per capita em um valor menor ou igual a um salário-mínimo e, caso tenha, em meio aos membros da família, uma pessoa que seja beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC), é garantido a família, o direito ao Auxílio Gás.
Apesar da inclusão de todas as famílias com baixa renda, o Auxílio Gás será concedido preferencialmente às famílias que tenham mulheres com um histórico de violência doméstica sob o monitoramento de medidas de proteção urgencial.
O pagamento do Auxílio Gás será feito exclusivamente para a mulher que detém a responsabilidade da família de baixa renda.
De quanto será o benefício do Auxílio Gás?
De acordo com o projeto de lei do deputado federal Christino Aureo do Progresistas do Rio de Janeiro (PP-RJ), o custo do benefício do Auxílio será em cerca de R$ 592 milhões ao ponto de poder atender em torno de dois milhões de famílias de baixa renda do Cadastro Único (CadÚnico), porém não foi divulgado o valor do pagamento a ser feito para as famíias de baixa renda, porém se sabe que ele será feito no bimestre por um tempo de cinco anos, contados a partir da abertura dos créditos orçamentários necessários.
Com a colocação da prática do Auxílio Gás, as famílias de baixa renda serão beneficiadas com um grande benefício que pode oferecer um pouco mais de dignidade para as suas vidas.