Com a atmosfera de desemprego ou empregos instáveis, muitos trabalhadores se preocupam em perder suas funções e ficarem impedidos de se sustentarem. Com esse contexto, surge o FGTS em 13/09/1966 visando ser uma reserva para o trabalhador demitido sem justa causa.
Nos anos de pandemia, esse serviço foi bastante usado pelos trabalhadores, entretanto, ainda existem muitas dúvidas quanto ao seu uso. Por isso, confira conosco tudo que é necessário saber sobre o FGTS, bem como as pessoas que têm direito a solicitá-lo.
O que é o FGTS e quem tem direito?
Inicialmente, cabe explicar o que seria esse recurso. O FGTS é a poupança criada propriamente para proteger a situação financeira do trabalhador em caso de demissão sem justa causa ou outro tipo de problema. O dinheiro deve ser depositado pela própria empresa, logo, em casos de não cumprimento, procurar atendimento na Secretaria de Trabalho.

O cálculo do FGTS possui uma forma fixa de ser feito, 8% do total que o trabalhador recebe, isso inclui horas extras, entre outros. O trabalhador pode consultar o seu saldo no site da Caixa Econômica Federal, basta entrar no navegador e ter algumas coisas em mãos como o número do PIS/NIS e os seus dados pessoais.
Quando o FGTS pode ser utilizado ou sacado?
O serviço é ativável em qualquer data e é possível usá-lo para diminuir um financiamento ou até para dar entrada em algum imóvel. Além disso, é bastante comum realizarem os saques do FGTS para auxiliar na aposentadoria ou até mesmo em caso do trabalhador vir a óbito.
De qualquer modo, recomenda-se sempre que os que vão sacar estejam acompanhados de pessoas que conheçam sobre o serviço para saber se aquela hora é a mais adequada. Por fim, para sacar o FGTS, a forma mais fácil é através do aplicativo “FGTS” de Android e IOS, basta informar a conta em que o dinheiro deve cair e solicitar.
Como calcular o FGTS para fins rescisórios?
Para casos como esse, é necessário pegar o valor do salário do trabalhador e calcular 40% dele. Vale lembrar que para casos em que o trabalhador usar o saque-aniversário, só estarão disponíveis os 40% da multa depositada pela empresa.
Com isso, chegamos ao fim. Espera-se que agora você tenha noção de como funciona o FGTS e possa aproveitar do serviço. Se gostou, compartilhe para colaborar com a divulgação do conteúdo, e para mais textos informativos como este, continue a ler os posts do site.
14 respostas para “Cálculo exato do FGTS: Saiba como realizar!”
Eu quero trocar meu mail do meu fgts
Eu quero trocar meu email
Quero trocar meu mail dos fgts
Tudo que eu quero trocar meu mail do fgts
Eu quero trocar meu email do fgts
Trocar email do fgts
Esquecir o email
Eu quero tocar meu e-mail fGt
Quero trocar meu e-mail
Quero troca o email do meu fgts e senha que não sei
Quero trocar meu Gmail do fgts