O Cadastro Único tornou-se obrigatório para que o beneficiário possa receber o Auxílio Brasil, mediante a análises feitas e será necessário que os chefes de família mantenham o seu cadastro sempre atualizado para que essa análise seja feita de forma correta.
Fonte/Reprodução: original
Quem poderá receber o Auxílio Brasil?
Somente famílias de baixa renda que recebam menos de meio salário mínimo serão elegíveis a receberem o Auxílio Brasil, este que deverá ser iniciado no mês de novembro de 2021. No entanto, é de extrema importância que haja a atualização dos dados de cadastro, principalmente se houver alteração em número telefônico, mudança de endereço ou algum membro da família conseguir emprego com contrato CLT.
O Auxílio Brasil substituirá o Bolsa Família, criado em 2003 pelo governo PT do então Luís Inácio Lula da Silva, como uma tentativa de diminuir a pobreza no país. Muitas pessoas foram beneficiadas com os valores, e atualmente, muitas desconhecem como será daqui para frente com as incertezas que circundam o Auxílio Brasil.
Como atualizar o meu CadÚnico?
Será necessário se dirigir ao CRAS de sua cidade caso não possua cadastro, e quem está inscrito no CadÚnico deverá levar CPF, título de eleitor, RG, e os demais membros da família deverão estar com seus documentos, principalmente o RG, carteira de trabalho ou certidão de nascimento em posse. No caso das crianças, o chefe de família deve estar com a declaração escolar dos filhos em mãos.
Auxílio Brasil substituirá o Bolsa Família
Definido pelo governo federal, o Auxílio Brasil será o substituto do Bolsa Família para suprir a necessidade dos brasileiros com o término do Auxílio Emergencial em novembro de 2021, além de ser capaz de atender um número maior de beneficiários que poderá chegar a um número de 17 milhões e é destinado às famílias que já possuem inscrição no CadÚnico, além de estar devidamente atualizado.
De acordo com a promessa do presidente da república Jair Bolsonaro, os valores do Auxílio Brasil chegarão a R$ 400 com reajuste de 17,84% e será iniciado somente no mês de dezembro de 2021. Muitas famílias de baixa renda aguardam ansiosos por alguma informação atualizada sobre este novo programa social criado pelo governo, com a intenção de diminuir a pobreza do país.