Caderneta de poupança: o que é, como funciona e rendimento

0 252

A poupança oferece vantagens, mas também podem existir em outros investimentos. Por sua vez, podem ser mais atraentes.

Com foco em rendimentos, pontos fortes, pontos fracos e como calcular a lucratividade.

Você também conhecerá alternativas seguras para usar seu dinheiro com sabedoria e resgatá-lo imediatamente com um saldo maior.

Esta pode ser a maneira de realizar seus sonhos.

O que é caderneta de poupança?

Uma conta de poupança, geralmente chamada de poupança, é um tipo de conta bancária que você pode abrir para economizar seus fundos e ainda ganhar uma certa porcentagem do valor do investimento. Desta forma, pode ser utilizado como investimento.

Por sua praticidade e mobilidade, esse tipo de aplicativo é muito popular entre os brasileiros.

Na verdade, o acesso universal não é suficiente: segundo dados do banco central, 158 milhões de pessoas usaram esse método em 2019, o que representa 75% da população total do país. Não se pode dizer que todas essas pessoas cometem erros ao investir e economizar.

Mas o que falta a muitas pessoas é o conhecimento de alternativas que combinem as mesmas vantagens da brochura e ainda agreguem outras vantagens. Em qualquer caso, fica muito contente porque permite a qualquer momento sacar os fundos que solicitou, inclusive o saque direto no caixa eletrônico, como em uma conta bancária tradicional.

Também permite a transferência de dinheiro entre contas com a mesma titularidade, mesmo via DOC ou TED (neste caso, a disponibilidade depende do banco onde é o cliente).

Sem falar nos serviços diários de conta, como o pagamento de contas. Mas são todos esses movimentos que tornam a poupança mais uma conta do que um investimento. Afinal, no chamado aniversário da poupança, o dinheiro investido ali só vencerá juros a cada 30 dias.

Portanto, se você depositar 1.000 reais em sua conta em 20 de setembro de 2019 e sacar os fundos em 19 de outubro, o valor não será reembolsado.

Ao longo deste artigo, forneceremos informações mais detalhadas sobre a receita da poupança e suas peculiaridades.

Como Funciona o Rendimento da Caderneta Poupança?

De acordo com o decreto de Dom Pedro II, a caderneta de poupança foi criada em 1861 com a Caixa Econômica Federal. Inicialmente, pagava juros de 6% ao ano. Desde então, a situação mudou muito.

A última atualização de seu desempenho ocorreu em 2012. A partir de então, os juros pagos pela aplicação passaram a depender do valor da Taxa Selic acrescida da Taxa Referencial de Juros (TR).

Quanto Rende a Caderneta de Poupança Hoje?

Como a Selic atualmente está em 5,5% (dados de setembro de 2019), a receita da poupança segue as regras do segundo caso. Portanto, a receita da poupança para setembro de 2019 é a seguinte: 0,70 x 5,5% + TR. Como a taxa de juros de referência é 0%, a taxa de retorno da poupança é de 3,85% ao ano.

Juros da Caderneta de Poupança em 2021

Os juros da poupança são calculados com base no valor investido e pago mensalmente.

O aniversário da poupança pode ser a data de abertura da conta ou a data do depósito.

Como a economia é mensal, se você sacar dinheiro de sua conta antes do aniversário, perderá toda a sua renda durante esse período.

Se você depositar em datas diferentes, sua conta pode ter mais de um aniversário – isso é muito comum.

Se você depositar entre os dias 29, 30 e 31, o aniversário da economia será o primeiro dia do próximo mês.

Como vimos no tópico anterior, as receitas a serem auferidas dependem de duas taxas de juros: a taxa básica de juros e a Selic, que é a taxa básica de juros da economia.

Como Calcular os Juros da Poupança?

Como a rentabilidade da poupança depende dos valores da Taxa Selic e da Taxa Referencial, é necessário conhecer esses valores para calcular os juros da poupança.

Você pode encontrar essas taxas de juros na forma de valores diários, mensais, anuais e históricos no site do banco central. Lá você pode acessar a chamada calculadora do cidadão. Isso é verdade tanto para TR quanto para Selic.

Para entender os cálculos, consideremos a Selic atual, que é de 5,5% ao ano e a TR é de 0,00%. Como a Taxa Selic é de 5,5%, que são a 8,5%, o cenário de cálculo é de 70% da Selic + TR.

Portanto, a lucratividade da economia é calculada da seguinte forma: 0,7 x 5,5% + TR = 3,85% ao ano. Simulador de poupança Compreender a lucratividade da economia anual e mensal é relativamente simples.

No entanto, para calcular a taxa de retorno em um período mais longo e usar juros compostos, as coisas podem ficar um pouco mais complicadas.

Mas você não precisa se preocupar.

Se você deseja saber quanta receita seu aplicativo irá gerar, pode usar nosso simulador de fundos diretos e poupança, que pode ser acessado no site da Rico.

Basta abrir a página e informar a quantidade e o tempo de inscrição.

Além de mostrar a rentabilidade do seu aplicativo, o simulador da Rico também compara o investimento com outras opções, para você poder escolher a que melhor se adapta aos seus objetivos.

No exemplo acima, concluído em setembro de 2019, podemos observar que o prefixo receita do Tesouro em 2025 é de 1.726,78 reais, e a receita da caderneta de poupança é de 1.200,04 reais.

Você também pode visitar o simulador interno da Rico e obter mais recursos na comparação.

Vale a Pena Investir na Caderneta de Poupança?

Além de adquirir conhecimento, você também precisa comparar sua economia com outras opções para escolher o destino ideal para seus fundos. Na prática, mesmo as principais vantagens da caderneta podem ser obscurecidas. A seguir, discutiremos as vantagens e desvantagens do aplicativo.

Vantagens e Desvantagens da Poupança

Todo investimento tem vantagens e desvantagens. As contas de poupança não são diferentes. Então vamos começar pelos aspectos positivos, mas não se limitam à poupança, porque também podem existir em outros investimentos.

A liquidez é sem dúvida uma vantagem que chama a atenção de muitas pessoas.

Isso significa que quem tem dinheiro para investir e economizar pode resgatá-lo a qualquer momento.

Por exemplo, você pode usar os fundos investidos em sua caderneta para sacar dinheiro, pagar contas e transferir fundos.

E esse tipo de resgate pode ser feito a qualquer momento.

Não importa se você tem 1 real ou 1 milhão de reais na poupança: os investimentos são isentos de imposto de renda.

Mas no próximo tópico, você verá que algumas opções de investimento não estão sujeitas a RI.

Ao contrário do que ocorre com os demais investimentos, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) da caderneta de poupança também pode ser isento independentemente da operação.

As aplicações em poupança são protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que protege os investimentos dos investidores em até R$ 250.000 por CPF, por instituição, e respeita o limite de quatro instituições.

Isso significa que em caso de falência do banco, você não perderá o valor investido nele, desde que esteja no escopo dessas regras. Vale a pena olhar para frente, investimentos como CDB e LC também são garantidos pelo FGC, como você verá no próximo tópico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More