Através da captação de dados, o Business Intelligence pode ajudar você a tomar melhores decisões para o futuro da sua empresa. Agir com base na intuição é perigoso e pode fazer com que você tome decisões erradas, que levam a prejuízos.
Sendo assim, a melhor opção é usar um recurso que lhe forneça dados exatos, que irão te ajudar a tomar boas decisões. Para isso temos o Business Intelligence, um processo que analisa uma grande quantidade de dados para te ajudar a tomar melhores decisões.
O Business Intelligence é um recurso importante para garantir um bom funcionamento da sua empresa, por isso, é fundamental entender como ele funciona. Pensando nisso, preparamos esse texto, onde lhe ajudaremos a entender melhor o que é e como funciona o Business Intelligence, além de apresentar suas principais vantagens.
O que é Business Intelligence?
Business Intelligence significa “inteligência de negócios” em português e abrange todos os setores de uma empresa, indo da área financeira até o marketing. A função do sistema é coletar uma série de dados, métodos e estruturas que se forem analisados sozinhos não significam muita coisa, mas quando são interligados podem ser de grande ajuda na gestão da empresa.

Portanto, podemos dizer que o Business Intelligence é um agrupamento de ferramentas e técnicas, que coletam dados com o intuito de dar suporte às suas decisões e acompanhar todos os resultados provocados por elas.
Quais são os principais componentes de um sistema de Business Intelligence?
O Business Intelligence funciona a partir da integração de dados. São eles:
- DWH (Data Warehouse);
- Data Mining;
- Ferramentas de visualização;
- OLAP (Online Analytical Processing);
- ETL (Extract, Transform, Load).
Por meio desses componentes, o Business Intelligence reúne diversas informações que podem contribuir com o sucesso de uma empresa.
Como os dados são coletados e armazenados para análise?
Antes de analisar, é preciso coletar os dados. O responsável por isso é um dos componentes que citamos, o DWH (Data Warehouse), que extrai e armazena os dados vindos dos investimentos e vendas da empresa.
Depois de armazenados, é hora de decidir qual dos dados extraídos são úteis. É aí que o outro componente, o Data Mining, entra em ação, separando os dados que serão úteis daqueles que podem ser descartados. Após minerados, os dados podem então ser analisados.
Qual é a principal diferença entre Business Intelligence e análise de dados?
Por executarem funções parecidas, é comum confundir o Business Intelligence com a análise de dados, mas esses processos são diferentes. Como vimos, o Business Intelligence trabalha armazenando e analisando dados da empresa para ajudar na tomada de decisão.
A análise de dados usa as informações obtidas para prever tendências e fazer previsões sobre o futuro da empresa. Outra diferença entre esses dois processos é que a análise de dados necessita de mais profissionais para ser executada, exigindo conhecimento estatístico e matemático.
Quais são algumas das principais vantagens de se utilizar Business Intelligence?
A gestão da sua empresa pode melhorar muito se fizer o uso do Business Intelligence. Entre os seus benefícios podemos destacar:
- Melhora na tomada de decisão;
- Análise de dados em tempo real;
- Os resultados são entregues com exatidão;
- Reduz a chance de haver algum problema em suas vendas;
- Identifica possibilidades de venda;
- Te ajuda a ter mais conhecimento sobre sua empresa.
Portanto, o Business Intelligence pode lhe conceder mais agilidade e eficiência na hora de tomar uma decisão que envolva alguma venda ou investimento na sua empresa. Portanto, se você quer que a sua empresa tenha ainda mais sucesso, o Business Intelligence pode ser a chave para isso.