Você já ouviu falar do broker no mercado financeiro? O Broker é uma das figuras mais importantes para o mercado financeiro e o mercado de ações. Isso porque é o broker quem manipula e gerencia a maioria das situações em que um investidor tem que lidar com a bolsa e consequentemente com suas próprias ações. Venha entender o que é o broker e como ele é tão importante para o mercado financeiro. Confira!
O que é um broker?
Vamos começar pelo significado da palavra broker. No inglês broker significa literalmente algo como corretor ou intermediário. O broker é quem lida com a bolsa de valores no lugar do investidor. Você pode se surpreender, mas você sabia que um investidor comum está impossibilitado de lidar com a bolsa de valores?

Necessariamente toda pessoa no Brasil precisa de um broker para fazer negócios com a bolsa. Sem o broker ninguém está autorizado a fazer um negócio sequer com a bolsa. O broker no Brasil também é chamado de “corretor”, ou no caso das plataformas, “corretoras”.
Esses corretores utilizam tanto a categoria física quanto a categoria virtual. Ou seja, se você quer fazer negócios com a bolsa de valores pode optar por essas duas formas, tanto presencial quanto virtual.
Qual a função de um broker?
A função do broker é realizar as transações que um usuário precisa realizar com a bolsa. Quando um investidor quer vender suas ações ele não vende diretamente com a bolsa, ele aciona o seu broker que realiza essa solicitação em seu nome. É realmente toda essa burocracia, mas é necessário para que haja mais segurança e controle de todo o processo.
E você sabia que o broker nunca pode sugerir ações para seus clientes? Essa é uma prática considerada ilegal no Brasil. O broker só deve realizar a transação que seu investidor, seu cliente, solicitou. Mas nunca deve dar dicas, recomendações, aconselhar ou influenciar de qualquer modo que seu cliente opte por comprar ação X ou ação Y.
Quais são os requisitos para se tornar um broker?
Há profissionais que são profissionalizados para a profissão de broker, e não é nada fácil como as pessoas podem acabar imaginando! O broker não precisa de nenhum ensino superior, mas no geral ele tem que ser educado para lidar com o mercado e com a pressão de realizar as solicitações rápido.

Lembre-se que o ambiente na bolsa de valores pode ser bastante eufórico quando há quedas ou altas em ações, o broker deve estar muito bem preparado para qualquer uma dessas situações.
Como funciona o processo de corretagem?
Hoje em dia o broker ou o processo de corretagem está muito mais facilitado. Esse processo utiliza-se de meios virtuais e digitais para ser colocado em prática. O broker hoje não atende mais apenas presencialmente como seria em décadas passadas, mas também atende nos meios virtuais chamados de “home broker”. Isso facilitou bastante a vida de todos os investidores que podem realizar suas transações de casa.
Quais são as principais vantagens e desvantagens de usar um broker?
O broker ou corretora é necessário para investir, obrigatoriamente todo investidor precisa de um broker para que consiga investir na bolsa. Logo, não há necessariamente vantagens ou desvantagens, essa é uma condição para se investir na bolsa e comprar ou vender qualquer ação.
Mas os brokers estão ali justamente para garantir mais controle e segurança para essas transações, mesmo com suas possíveis falhas e mau desempenho, eles são absolutamente necessários.