BRL, uma sigla que você provavelmente já notou na fatura do seu cartão de crédito, seguida de alguns dígitos. Geralmente, causa dúvida sobre que tipo de cobrança é o BRL e como é calculada.
Se você faz compras internacionais, é certo que o BRL aparecerá como identificador dessas transações na fatura atual. Mas o que é BRL e como funciona? Apesar de ser uma taxa comum para todo usuário de cartão de crédito internacional, muitas vezes o consumidor se confunde, não sabe importância dele. Por isso, confira nossa explicação!
O que é BRL?
Caso você ainda não tenha conhecimento da sigla BRL, saiba que ela vem listada na sua fatura para representar os valores gastos, convertidos em reais.

Quando você entra em sites estrangeiros de venda, a sigla BRL será indicada para estipular quanto aquele produto custaria no Real. O BRL é a unidade monetária brasileira, o Real.
Portanto, entenda que apesar da mesma definição, o BRL é diferente da nossa moeda. Ele é projeção destes gastos feitos através de sites americanos ou de outros países.
Qual a diferença entre BRL e Real?
A sigla BRL representa o Real, porém existe uma diferença. BRL é usado para estimar o valor pago em reais em compras internacionais, bem como na conversão da taxa de câmbio.
Mas tal conversão pode mudar de um site para outro, pois depende de como a loja usa a cotação.
Então, para esclarecer essa diferença, contamos, por exemplo, qualquer produto ou serviço oferecido em site do exterior, cujo valor será informado na página com o ícone BRL. Assim, ele funciona como um código padronizado para converter a moeda estrangeira para a nacional.
Como é calculado o BRL?
Cada site usa a cotação específica, porém nem sempre incide com a cotação do banco que você utiliza e operadoras de crédito. Mas, afinal como é calculado o BRL?

A partir do momento que você “passa” seu cartão de crédito no site estrangeiro, a loja em questão tem até 7 dias para operar com o processamento. Logo, só após isso você saberá o que irá ser cobrado.
Vale lembrar que o cálculo do BRL é feito na data do processamento da sua compra e não no dia em que a realizou. Isso pode gerar dor de cabeça ao consumidor, uma vez que a cotação do dólar pode variar bastante.
Quais são as taxas de câmbio do BRL?
Comprar no exterior é sempre mais atrativo, mas pode até enganar o consumidor que talvez leve em conta apenas o custo que terá com a conversão em real. Após saber o que é BRL e como é calculado, é necessário que você também saiba quais são as famosas taxas de câmbio atreladas a ele.
Os demais custos e taxas de câmbio do BRL que aparecerão na sua fatura de cartão de crédito são:
IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): sem isenções, este é um imposto obrigatório pelo Governo Federal para compras no exterior. O valor do IOF é 6,38%;
Taxas de operação: a operadora de cartão e o banco irá cobrar por conta da transação internacional.
Logo, é importante contatar estas empresas antes de realizar compras no exterior com uso do BRL, para você se inteirar sobre o valor da taxa de operação. E ainda, pedir clareza se existem mais de uma taxa.
O que afeta o BRL?
O BRL afeta qualquer esfera que aconteça transações internacionais, e é preciso identificar a moeda brasileira para que os valores sejam atualizados. Bem como no USD (para representar o dólar americano) ou o EUR (euro).
O que ocorre é uma valorização ou não do BRL, assim como em questões de baixa do dólar e alta do nosso real, por exemplo, ou vice-versa. O assunto é o mesmo, e vale para sabermos a cotação da moeda — os preços variam e é por isso que o câmbio do BRL é flutuante.
Qual é a história do BRL?
O código BRL, ou a moeda BRL, é definido por um padrão internacional de códigos para identificar as moedas correntes. Chamado de ISO 4217, o padrão internacional que estabelece 3 letras para cada sigla referente ao país da moeda. Portanto, o BRL surgiu com o ISO 4217, criado em 1978.
Desde então, é usado nas transações em volta do mundo — com exceção de um intervalo na história da economia do Brasil, quando usávamos o Cruzeiro, representado por BRR.
A letra L no atual BRL, foi escolhida de forma aleatória para que se diferenciasse do modelo anterior.