O bônus de subscrição é uma ferramenta muitíssimo utilizada na bolsa de valores e por empresas que negociam seus títulos. Essa ferramenta é excelente para acionistas que querem aproveitar novas formas de investimento e oportunidades de nutrir relações com uma empresa por meio de ações e da bolsa de valores. Quer entender mais sobre o que é e como funciona o bônus de subscrição? Fique com a gente em nosso artigo!
Como funciona o bônus de subscrição?
O bônus de subscrição funciona como uma espécie de acesso antecipado, uma reserva que uma empresa concede para um dos seus acionistas que garante que ele será privilegiado caso a mesma empresa decida colocar mais ações à venda, dando assim um “direito” para que ele possa comprar essas ações assim que elas estiverem disponíveis antes de todo o resto da bolsa.
Para tanto a empresa deve estar, obviamente, vinculada a bolsa de valores e uma corretora e então oferecer por meio dessas plataformas o seu bônus de subscrição.
Quais são os critérios para receber o bônus de subscrição?
Para receber o bônus de subscrição o investidor deve já ter algumas ações da empresa em sua posse, pois o bônus só pode ser dado para quem já é acionista da empresa. E no momento em que o bônus de subscrição for liberado para os acionistas, a empresa deve já pontuar algumas informações sobre as ações que colocará à venda, como: valor, quantos títulos serão negociados, e por quanto tempo o bônus de subscrição será válido.
Assim os investidores e acionistas ao receberem o bônus de subscrição terão uma boa noção sobre como deverá utilizá-los e em quais condições.
Qual o valor do bônus de subscrição?
O bônus de subscrição na verdade não tem valor algum, ele é um bônus, um benefício que a empresa dá para determinado acionista. Porém, ele pode sim ser vendido pelo acionista sendo negociado segundo o valor estipulado pelo dono do bônus de subscrição.
A empresa também acaba fixando um valor no bônus de subscrição, mas esse valor não é referente exatamente ao bônus, mas sim à ação que será negociada futuramente e que tem a sua garantia de acesso antecipado por meio do bônus de subscrição, sendo assim é como se o bônus tivesse um valor indireto.
Como posso utilizar o bônus de subscrição?
O bônus de subscrição tem como principal objetivo e uso obter ações de modo antecipado, assim que esses títulos forem disponibilizados na bolsa. Há um grande benefício nisso, pois os títulos comprados antecipadamente não sofrem a alteração do mercado e já têm o preço pré-fixado pela empresa.
Os acionistas que têm o bônus de subscrição não precisa utilizá-lo, ele pode vender ou simplesmente não fazer nada com o bônus. Por ser um bônus ou benefício, o acionista é livre para fazer o que quiser com ele sem a necessidade de se ver obrigado a gastá-lo ou utilizá-lo na bolsa.
O bônus de subscrição é válido por quanto tempo?
Uma das regras do bônus de subscrição é que a empresa ao liberá-lo para seus acionistas deve fixar um prazo para que ele seja gasto. Não só prazo, mas valor das ações que serão disponibilizadas e também a sua quantidade, para que tudo acabe sendo feito em ordem.
O bônus de subscrição é um excelente benefício para quem é acionista, e as empresas costumam cedê-lo para todos aqueles que têm alguns títulos de sua empresa.