Bonificação: como funciona o cálculo?

0 336

A bonificação é algo relativamente comum no mercado, praticamente toda equipe de vendas já teve em algum momento que lidar com a bonificação. Seja uma bonificação em vendas, uma das categorias mais conhecidas de bonificação, ou seja com bonificação em salário e bônus em receita para os colaboradores, as bonificações são no geral associadas a coisas boas e situações amistosas.

Quer conhecer mais sobre o tema e cuidados que a bonificação acaba trazendo para uma empresa? Venha entender com o artigo abaixo!

O que é uma bonificação?

Uma bonificação é um recurso utilizado na área de vendas que significa literalmente um bônus, algo que é dado de graça ou que pelo menos não faria parte de um negócio pré estabelecido. A bonificação é, como comentamos, facilmente associada a coisas boas, a bônus e vantagens dentro de uma estrutura comercial.

A bonificação também está presente em diversos segmentos do mercado. Por exemplo, no ramo varejista a bonificação aparece como uma prática comum onde determinados fornecedores dão produtos de graça para uma empresa, por qualquer que seja o motivo.

o que é uma bonificação
o que é uma bonificação. Fonte/Reprodução: original

Muitas vezes essas bonificações vêm como uma espécie de presente amistoso, em outras fazem parte de uma tentativa de criar um relacionamento, ou até mesmo administrá-lo quando ocorre alguma falta como um atraso ou mercadoria avariada.

Times de venda e equipes da área comercial também frequentemente ouvem falar sobre bonificação. Essa bonificação é salarial e é utilizada como uma espécie de benefício para o time de vendas, geralmente associado quando há um bom trabalho de toda a equipe ou quando a equipe bate alguma meta.

Há casos também de bonificações individuais mesmo entre equipes, estimulando assim uma espécie de competitividade mais saudável entre os membros do grupo que começam a disputar entre si para ver quem fica com a bonificação.

Quais são os critérios para se obter uma bonificação?

Artigos Relacionados
1 De 55

Existem diversos tipos de critérios utilizados para realizar uma bonificação. Como comentamos, no ambiente onde a bonificação é feita entre empresas do ramo varejista, geralmente os critérios para bonificação são para estreitar os laços, algumas vezes são até mesmo pedidos de desculpas que visam remediar alguma situação ruim como um atraso ou algo do tipo.

Bonificações também são comuns logo no começo da parceria, como uma espécie de presente de boas vindas entre empresas. Para equipes comerciais os critérios podem variar bastante como: bater metas, estar à frente de certas negociações, fechar vendas, entre outras situações.

Tudo isso dependa empresa e como determinada empresa leva em conta a qualidade do seu time de vendas.

Como é calculada a bonificação?

Geralmente o cálculo da bonificação é feito em cima do salário dos colaboradores, sendo uma porcentagem desse salário. Neste caso, por exemplo, o cálculo já está dado, basta que seja retirada aquela porcentagem do salário que será dado como um extra para a bonificação.

Em alguns casos a bonificação também é calculada em cima da receita total da empresa, ou em cima da própria venda.

Qual o objetivo da bonificação?

O objetivo da bonificação é favorecer alguma parte de uma relação. Entre empresas é uma forma de se mostrar amigável e prestativo, entre uma equipe de vendas serve para presentear funcionários que conseguem metas e boas vendas!

Existe algum tipo de limite para as bonificações?

Em teoria não existem limites para a bonificação, embora geralmente as empresas coloquem as bonificações próximas de 40% do salário ou menos.

Seja como for, as bonificações são parte integrante de uma empresa e de suas relações entre funcionários e parceiros comerciais. Devem ser entendidas profundamente por seus gestores.

Deixe um comentário