O programa Bolsa Família, oferecido pelo governo brasileiro desde 2003 as famílias de baixa renda, tem a possibilidade de receber subsídios vindos através da estatal Petrobrás.

O ministro da economia, Paulo Guedes, falou recentemente sobre a possibilidade de vender ações da Petrobras. O planejamento de venda seria para captar mais recursos financeiros e com eles assistir famílias em situação de vulnerabilidade social. O Bolsa Família, por exemplo, seria um dos programas beneficiados com a venda.
Como o Bolsa família pode ser beneficiado pela Petrobrás?
A iniciativa de beneficiar o Bolsa família, seria executada por uma elaboração do Fundo de Redução da Pobreza, onde a distribuição da verba adquirida com a venda de estatais e seus dividendos, seria feita.
A conexão desta proposta à Petrobras, tem razões para estar ligada à decisão de promover altas constantes no preço dos combustíveis. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro deseja se livrar quanto antes das críticas quanto ao aumento contínuo dos preços do gás de cozinha e combustíveis.
Como esse subsídio pode funcionar na prática para os beneficiários do Bolsa família?
A criação do fundo que fará a distribuição da verba para o Programa Bolsa família, já é trabalho da equipe do ministro Paulo Guedes. O impacto que essa ajuda financeira trará na vida dos beneficiários, será por meio de um adicional além do valor já recebido mensalmente.
A distribuição para o Bolsa família, só irá de fato acontecer, se as vendas de estatais ou da repartição dos dividendos, for realizada. Lembrando que os dividendos são os lucros recebidos pelos acionistas.
Caso aconteça o redirecionamento da verba para o Bolsa família, como planejado pelo governo, há diversas possibilidades de se investir a quantia no programa, além do aumento financeiro mensal, um vale-gás também é uma das ideias. A própria Petrobras já tem iniciativas quanto a distribuição do vale-gás às famílias de baixa renda, por isso é importante que o governo brasileiro avalie com calma para chegar a melhor decisão para os beneficiários, que são, na verdade os mais interessados na questão.
Para Guedes a maneira mais viável para aliviar o Estado, é sim, a criação do Fundo de Redução da Pobreza. No entendimento do político, isto promoverá a eficácia das empresas públicas e também elevará a oferta de renda para a população de vulnerabilidade social.