Bloqueio 408 do Itaú: O que é e como desbloquear?

Bloqueio 408 do Itaú: O que é e como desbloquear?

Recebi o bloqueio 408 do Itaú, e agora, o que eu faço? É bem provável que passe pela sua cabeça que isso seja um pesadelo, já que na sua grande maioria após bloqueio 408 do Itaú, a instituição financeira encerre a conta do cliente. Mas fique tranquilo, porque não é nada definitivo, já que pode acontecer a reversão e você ter sua conta novamente.

Nesse post, você poderá entender um pouco mais do que é o bloqueio 408 do Itaú, o que ele é, quando ocorre e como evitar. Acompanhe!

O que é o bloqueio 408 do Itaú?

O bloqueio 408 do Itaú é ocasionado quando o banco identifica algo de suspeito na transação de uma conta. Mesmo que seja algo sem evidências de fraude ou parecido com isso, quando o banco julga suspeito uma transação ou uma movimentação financeira do correntista, eles optam pelo bloqueio.

O que é o bloqueio 408 do Itaú?
Medida de segurança adicional Fonte/Reprodução; original

Então, se por um acaso a sua conta foi bloqueada e aparecer na tela o código de bloqueio 408 do Itaú, é muito provável que a causa seja uma movimentação suspeita. Além disso, o bloqueio realmente funciona como medida de segurança para o cliente e para o próprio banco.

Conta com bloqueio 408 do Itaú pode ser cancelada?

A resposta para essa pergunta é sim, sua conta pode ser cancelada caso você caia no bloqueio 408 do Itaú, pois uma conta bancária é um contrato bilateral, dessa forma, o banco pode desistir de ter você como cliente, ao alegar desinteresse comercial.

Causa do bloqueio 408 do Itaú

É claro que o bloqueio 408 do Itaú não acontece de forma repentina. Existem algumas causas e elas são primeiramente ocasionadas quando o banco acha que a movimentação bancária apresenta algo de fraudulento ou sem coesão, e tudo isso em cima do que o correntista informa à Receita Federal.

Porque no momento em que em sua conta entra um valor X e sua emissão seja Y, mostra ao banco uma incoerência de dados, o que acende um alerta.

Outro motivo que pode gerar o bloqueio 408 do Itaú é quando o correntista faz uma movimentação altíssima incomum e injustificável.

Um terceiro motivo que pode ocasionar o bloqueio 408 do Itaú é quando ocorre uma transação, seja transferência recebida ou enviada, e esta seja julgada como de risco, porque provavelmente nunca foi feita antes.

O que ajuda a evitar o bloqueio 408 do Itaú?

Quando ocorrer o bloqueio 408 do Itaú é porque provavelmente o cliente esteja com as documentações contábeis ou dados desatualizados. Caso o seu problema tenha ocorrido numa conta de valor jurídico, solicite a amplitude tributária para sua empresa para não acontecer de novo, pois em contas dessa modalidade, a atenção torna-se muito maior pela recorrência de sonegação de impostos.

O que ajuda a evitar o bloqueio 408 do Itaú?
Manter sempre os dados atualizados Fonte/Referências: original

Se por um acaso você, como pessoa física, tiver que receber um valor alto, que seja incomum do que movimenta rotineiramente, é importante que informe antes ao seu gerente bancário para evitar que você caia no bloqueio 408 do Itaú.

Como realizar o desbloqueio do 408 do Itaú?

No momento que você identificar na sua conta que aconteceu o bloqueio 408 do Itaú, o passo a se seguir primeiramente é ir a sua agência, porque é quase que improvável que consiga resolver esse problema por telefone. No entanto, não custa nada a tentativa de ligar para a Central de Atendimento, que é o número telefônico atrás do seu cartão.

Importante ressaltar que quando for à agência para tentar solucionar esse problema, esteja munido de toda documentação contábil que justifique suas movimentações e que prove a licitude de todas elas.

Ocasionalmente, pode acontecer do problema não ser solucionado logo de cara, mesmo que você venha ter contato direto com o gerente, porque o problema precisa ser solucionado pelo setor de segurança, que é o local onde combatem as possíveis fraudes e o retorno costuma ocorrer após 48 horas da solicitação.

Agora que você já conseguiu entender como funciona o bloqueio 408 do Itaú, o que seria, suas possíveis causas, como evitar que o mesmo volte acontecer e o que fazer para solucioná-lo, fique atento e não deixe de fazer a atualização dos seus dados cadastrais quando necessário.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Uma resposta para “Bloqueio 408 do Itaú: O que é e como desbloquear?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo