‘Bitcoin’ wallet address: o que significa e como funciona?

0 14

Como moeda digital, o Bitcoin possui características próprias em termos de aquisição e armazenamento. Como o Bitcoin não existe no mundo físico, tecnicamente falando, ele não pode ser armazenado como dinheiro. Portanto, os bitcoins são armazenados em endereços públicos no blockchain e esses endereços são acessados ​​por meio de chaves privadas para assinar transações com segurança. A combinação da chave pública do destinatário e sua chave privada torna possíveis as transações de blockchain do Bitcoin.

Tipos de carteiras

Existem várias formas diferentes de carteiras, carteiras, bitcoins, com diferentes funções, fatores de segurança, conveniência, acessibilidade e usabilidade. Vamos entender os tipos de carteiras e opções disponíveis no círculo de criptomoedas.

Uma carteira de papel ou carteira é essencialmente um arquivo que contém um endereço público na rede Bitcoin que pode ser usado para receber fundos e uma chave privada que permite gastar ou transferir bitcoins armazenados nesse endereço.

Eles são geralmente impressos na forma de um código QR, para você poder digitalizá-los rapidamente e adicionar a chave à carteira do software para transações. Você pode usar serviços como BitAddress ou Bitcoinpaperwallet para gerar carteiras de papel, que permitem aos usuários criar endereços Bitcoin aleatórios exclusivos e chaves privadas para eles.

O documento pode então ser impresso e alguns serviços oferecem designs à prova de violação e até etiquetas holográficas.

A principal vantagem de uma carteira de papel é que a chave não é armazenada digitalmente em nenhum lugar, o que a torna completamente imune a ataques de hackers, malware ou qualquer tipo de roubo digital. No entanto, alguns cuidados ainda precisam ser tomados ao criar uma carteira.

Obviamente, antes de gerar uma carteira de papel, você precisa se certificar de que nenhum spyware ou malware está sendo monitorado de forma alguma no dispositivo em que deseja criar a carteira. Recomenda-se usar um sistema operacional limpo, como o Ubuntu de uma unidade flash USB ou DVD.

Além disso, uma vez configurada a carteira de papel, o código do site pode ser executado offline, o que permite que você se desconecte da Internet antes de gerar a chave. Finalmente, use uma impressora que não esteja conectada à rede.

Lembre-se também de que é importante lembrar que estamos lidando com informações pessoais valiosas em um pedaço de papel. Portanto, tome todas as precauções para proteger os documentos, esta será a única forma de acessar o BTC na carteira. Para se ter uma ideia, algumas pessoas guardam suas carteiras de papel em um cofre, ou confiam a um advogado.

Bitcoin físico

O Bitcoin físico é geralmente representado por um bloco, seja uma moeda ou um cartão, pré-instalado com uma quantidade fixa de BTC, e o valor é protegido pela implementação de um selo inviolável, enquanto a chave privada é mantida escondida.

A primeira carteira física do Bitcoin foi o Bitbill na forma de um cartão de crédito, mas as alternativas posteriores tiveram o formato de medalhas redondas. Apelidado de “Casascius”, o entusiasta da criptomoeda Mike Cadwell (Mike Cadwell) criou o primeiro bitcoin físico popular Casascius em 2011.

A chave privada está escondida sob um holograma destacável e, quando removida, mostra claramente que foi destruída. Uma vez resgatada, a moeda perde seu valor digital. O Bitcoin físico se tornou uma maneira muito conveniente de armazenar seus fundos com mais segurança e é muito útil para transações offline.

Além disso, eles recentemente se tornaram itens de coleção controversos.

Mas esse tipo de carteira BTC também apresenta problemas. Em algumas jurisdições, a regulamentação pode criminalizar a venda de moedas Bitcoin ou objetos físicos.

Wallet móvel

Para aqueles que usam Bitcoin ativamente todos os dias, uma carteira BTC móvel é uma ferramenta indispensável. Ele funciona como um aplicativo em um smartphone, armazenando sua chave privada e permitindo que você pague diretamente do seu telefone. Além disso, alguns aplicativos permitem que os usuários usem os recursos de comunicação ao vivo de curto alcance de seus smartphones, o que significa que eles podem pagar com segurança simplesmente passando o telefone no leitor sem fornecer nenhuma informação. As carteiras móveis utilizam a tecnologia Bitcoin Blockchain Simplified Payment Verification (SPV), que usa nós confiáveis ​​na rede Bitcoin para garantir que eles tenham as informações corretas.

Apesar de ser uma solução de armazenamento de Bitcoin conveniente e flexível, as carteiras móveis são vulneráveis ​​a ataques de hackers. Além disso, se alguém invadir seu dispositivo móvel, você poderá perder o controle de sua carteira. Existem muitos aplicativos de carteira Bitcoin no mercado para dispositivos que executam o Android. Na Apple Store, a Apple até proibiu o uso de carteiras Bitcoin da AppStore em fevereiro de 2014, mas retirou a decisão alguns meses depois.

Nome

Sistema operacional

Características

Airbitz

iOSAndroid

Conhecimento zero, sign-in único, autenticação de 2 fatores

Bitcoin Wallet

iOSAndroid

Determinístico hierárquico, permite procurar por traders de Bitcoin na sua região, software de fonte aberta

Copay

iOSAndroidWindows Mobile

Pode ter múltiplos usuários, assim o grupo aprova cada trnasação de envio de dinheiro, software de fonte aberta

FreeWallet

iOSAndroid

Armazenamento a frio, saque de e para qualquer criptomoeda

Jaxx

iOSAndroid

Armazenamento a frio, não requer verificação

Mycelium

iOSAndroid

Armazenamento a frio, determinístico hierárquico, software de fonte aberta

 

Carteiras Web

As carteiras Bitcoin na web armazenam suas chaves privadas nos servidores de empresas que fornecem esses serviços. O servidor está sempre online e controlado pela empresa, geralmente uma troca de Bitcoin que também fornece serviços de carteira.

Os provedores de carteira oferecem funções diferentes, algumas das quais conectam carteiras móveis e de mesa para copiar endereços nos dispositivos que você possui. Assim como as carteiras móveis, as e-wallets permitem que os usuários acessem seus fundos de qualquer dispositivo conectado à Internet a qualquer hora e em qualquer lugar.

Em troca, a empresa que oferece suporte ao site geralmente pode acessar sua chave privada e, assim, controlar totalmente seus fundos.

Em muitos casos de fraude, inclusive no Brasil, as empresas fornecem “arbitragem” de criptomoedas e têm controle total sobre os fundos dos clientes, geralmente bilionários.

Serviço

Características

Coinbase

Solução one-stop, uma carteira integrada à exchange.

Circle

Usuário podem armazenar, enviar, receber e comprar Bitcoins.

Blockchain

Uma das mais populares wallets de Bitcoin da web.

Strongcoin

Oferece uma carteira híbrida, que te permite criptografar suas chaves privadas antes de enviá-las a seus servidores.

Xapo

Uma carteira Bitcoin simples, com a segurança reforçada por um cofre de armazenamento à frio.

 

Carteiras de Desktop

A carteira de desktop é baixada e instalada em seu computador, armazenando sua chave privada em seu disco rígido. Por definição, são mais seguras do que as carteiras online e móveis porque não dependem de terceiros e são mais difíceis de roubar. Eles ainda estão conectados à Internet, o que de alguma forma expõe esse tipo de carteira a possíveis ataques.

No entanto, as carteiras de mesa são uma ótima solução para quem negocia pequenas quantidades de Bitcoin em um computador. Existem muitas opções diferentes de carteira de mesa para atender às diferentes necessidades. Alguns enfocam a segurança, alguns enfocam o anonimato e assim por diante.

Uma carteira de hardware é uma carteira de Bitcoin muito exclusiva que armazena a chave privada do usuário em um dispositivo de hardware seguro.

Esta é a maneira mais segura de armazenar qualquer quantidade de Bitcoin, e não há registro de roubo até o momento. Ao contrário das carteiras de papel, que devem importar software em algum momento, as carteiras de hardware podem ser usadas de forma segura e interativa.

Além disso, eles são imunes a malware e, na maioria dos casos, seu software é de código aberto. Algumas carteiras de hardware possuem até telas, o que adiciona outra camada de segurança e pode ser usado para verificar e visualizar detalhes importantes da carteira.

Nome

Preço

Características

Ledger Nano S

58 €

Tela; você precisa pressionar dois botões ao mesmo tempo para confirmar a transação, evitando que invasores se intrometam e confiram o pagamento; Código PIN; a caixa é lacrada com inviolabilidade.

TREZOR

$99

Tela; dois botões; você pode usar até 24 palavras + senha para fazer backup de sua carteira; código PIN.

KeepKey

$99

Tela; tela digital e corpo de metal; código PIN; randomização de números; até 24 caracteres podem ser copiados; extensão do Chrome pode ser usada para restaurar.

Ledger HW.1

$17

Portanto, não há necessidade de configurar a tela em um computador inicializável via USB ou off-line; pode ser feito backup com uma semente de 24 palavras; um código PIN; um cartão de segurança que fornece autenticação adicional de dois fatores.

Carteira de Banco

Rainer Michael Preiss, CEO da Taurus Wealth Advisors, afirmou que todos os grandes bancos dos Estados Unidos podem ter medo de blockchain, Bitcoin e outras criptomoedas.

Ele também mencionou que, dada a incerteza da falta de transparência dos bancos, as criptomoedas podem fornecer aos investidores uma opção viável.

Na verdade, a grande maioria dos bancos não aceita Bitcoin como moeda, e alguns deles até se recusam a administrar fundos obtidos por meio de operações de criptomoeda.

Como os bancos não estavam dispostos a aceitar o Bitcoin como moeda viável, os bancos digitais entraram no mercado e começaram a adotar criptomoedas em carteiras digitais, como a tecnologia financeira Revolut.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.