O Big Data é uma ferramenta regularmente utilizada por empresas de varejo, focadas em atrair mais clientela ao seu nicho. Claro, este uso de informações não fica retido apenas no comércio, mas em outros setores importantes, com o de saúde e governo.
O que é big data?
Você sabia que o Big Data é um conglomerado de diversas informações que ficam presentes tanto nos bancos de dados de empresas, quanto de servidores? É através deste conjunto que estes negócios adquirem conteúdos a respeito de milhões de pessoas.
Acontece que o Big Data é regularmente utilizado pelas empresas, a fim de atuar na estratégia de marketing. A conquista de clientes ocorre sempre com um bom auxílio da ferramenta, que trará os dados de diferentes pessoas, com interesses em comum e estão interligados a organização.
Este é um dos métodos que as gigantescas conseguem analisar o que as pessoas procuram, trazer melhorias aos produtos e serviços juntamente de uma excelente estratégia em marketing. É um dos motivos para, ocasionalmente, você receber e-mails de empresas ou ligações que não são tão convenientes.
Quais são as vantagens de se usar big data?
Conforme explicamos, o Big Data permite que a sua empresa conte com uma variedade de informações que ficarão inseridas em um banco de dados específico. Os colaboradores consultam os dados, analisam, estudam e trazem melhorias a empresa.
Caso seja uma empresa voltada ao varejo, precisará compreender o que os seus clientes buscam e querem ver. Dessa forma, o Big Data se torna uma chave perfeita para se usar a fim de estudar os dados dessas pessoas, entender o que procuram e fornecer o conteúdo igual ou similar.
Claro, o Big Data não é apenas voltado ao marketing. Este processo está inserido em frentes de saúde, detecta a existência de fraude, recomenda vídeos ou conteúdos às pessoas, e fornece ao consumidor preços dinâmicos. Este último contará com variação nos valores entre as concorrentes, e qual o mais em conta de acordo com as preferências da pessoa.
Como os dados são coletados e armazenados em big data?
Os dados de Big Data são coletados por intermédio dos dados estruturados, não-estruturados e semiestruturados. No entanto, as empresas não podem coletar, literalmente, todos os dados encontrados e necessitarão de programas que realmente sejam úteis para entregar apenas as informações necessárias.
A seletividade com o uso de Big Data é muito importante, pois garante que absolutamente todas as empresas, seja do ramo varejista ou saúde, adquiram os dados de acordo com o que precisam, de fato. Nem sempre o acúmulo de informações será útil e pode gerar problemas a longo prazo às empresas.
Quem pode acessar os dados armazenados em big data?
Poucas pessoas podem acessar o Big Data, e administradores, desenvolvedores, cientistas e analistas de dados são os principais responsáveis por adquirirem as informações necessárias quando lhes for solicitado.
O Big Data é usado por instituições financeiras, redes de ensino superior, varejo, manufatura, saúde e o próprio governo. Cada um destes possui as suas respectivas funções dentro dos seus setores, e usam as informações conforme o que precisam ou buscam.
Existem riscos associados ao uso de big data?
O Big Data, se não for muito bem trabalhado e usado, as informações de milhões de pessoas podem cair na rede e gerar exposição. Há empresas rivais que conseguem ter acesso aos mesmos dados por um descuido de certa organização, e acaba que estes conteúdos são usados de má-fé.
Para termos uma noção, em 2017, ocorreu um ataque feito por hackers em diversos computadores em 100 países e estas pessoas adquiriram mais de bilhões de dólares. As empresas tiveram grandes prejuízos e, atualmente, os cuidados que as organizações possuem se fortaleceram para evitar problemas como este.