Base aérea de Manaus

0 400

A Base Aérea de Manaus (BAMN) (IATA: PLL, ICAO: SBMN), oficialmente conhecida como ALA 8, é uma unidade de combate da Força Aérea Brasileira, localizada em Manaus, capital do estado do Amazonas.

Também conhecido como Aeroporto Punta Pelada, foi inaugurado em 1954. Foi o principal aeroporto da cidade até a inauguração do Aeroporto Internacional de Manaus em 1976. Atualmente utilizado em operações da Força Aérea, Exército e Polícia Federal.

Fundada em 31 de março de 1970, a ALA 8 é uma organização militar que se destaca no cenário nacional por sua atuação na região amazônica. É a principal organização logística da Força Aérea Brasileira na região oeste da Amazônia.

História da Base Aérea de Manaus

Em 8 de dezembro de 1953, foi criado o Destacamento da Base da Força Aérea de Manaus para permitir a ampliação da rota do Correio Aéreo Nacional e servir de mais um ponto de apoio para as aeronaves da FAB em trânsito na Amazônia.

O Aeroporto de Punta Pelada foi construído pelo engenheiro Trajano Mendes e concluído pelo presidente Getúlio Vargas em 20 de janeiro de 1954 para comemorar o 13º aniversário da criação do Ministério da Aviação.

Em 24 de março de 1970, o destacamento foi dissolvido e substituído pela Base Aérea de Manaus-BAMN. No mesmo dia foi acionado o 1º / 9º GAv Esquadrão Arara, que foi acionado no dia 31 de março do mesmo ano.

Artigos Relacionados
1 De 14

Ambas as organizações se destacam no cenário nacional, a primeira a representar a principal organização logística da Força Aérea Brasileira na Amazônia Ocidental, exceto o Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação-1º / 9º GAv, e o Sétimo Esquadrão Oitavo Grupo de Aviação -No. 8 GAv, 7º Esquadrão de Transporte Aéreo-7º ETA, Batalhão de Infantaria da Força Aérea de Manauste-BINFAE-MN e Unidade de Abastecimento e Manutenção de Manaus-DSM-MN;

Em segundo lugar, o valioso trabalho realizado na asa do C-115 Buffalo, que foi desativado em 2008 e substituído pelo C-105 Amazonas, realizou missões de transporte e evacuação aeromédica nas comunidades mais remotas da Amazônia.

Pelotão de Defesa (PEF), Fundação Nacional de Saúde, Polícia Federal e outros órgãos governamentais.

O trabalho realizado pelo BAMN e sua unidade sede se reflete de forma destacada em suas tarefas diárias que são propícias à vigilância e soberania do espaço aéreo, bem como da missão do Correio Aéreo Nacional (CAN), cruzando o céu da Amazônia, e prestando serviços locais assistência médica e odontológica à região Comunidade isolada.

Em 9 de janeiro de 1981, o BAMN também hospedou o 7º / 8º Esquadrão GAV-Harpy e o 7º Esquadrão ETA-Cobra em 4 de julho de 1983.

A Base da Força Aérea de Manaus também abriga o 4º Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro, que utiliza helicópteros Eurocopter AS.565 Pantera (HM-1), AS 532 EU-Cougar (HM-3) (versão Eurocopter AS-332 Super Puma) e Sikorsky UH -60 Black Hawk (HM-2).

 

Deixe um comentário