Uma das grandes preocupações que temos ao procurar por bancos ou serviços financeiros é encontrar facilidade, ou seja, tudo em um mesmo lugar, e o banco múltiplo surge para resolver essa demanda da maneira mais prática possível.
A maioria dos bancos hoje em dia busca facilitar a vida de seus clientes, e juntam todos os seus serviços em um só lugar, esse tipo de banco chama-se banco múltiplo. Entenda neste artigo como ele funciona e quais as vantagens!
O que é um banco múltiplo?
Um banco múltiplo junta diversos serviços financeiros em um só lugar, tais como conta corrente, previdência privada, empréstimos e muito mais. Devido ao grande aumento de instituições financeiras e o crescimento de necessidades bancárias, os bancos sentiram a necessidade de criar uma maior facilidade para seus clientes, e juntaram todos os seus serviços financeiros em um só lugar.
Com o tempo, essas instituições ganharam maior espaço no mercado financeiro e tomaram o lugar de muitas grandes empresas que demoraram a aderir à oferta de múltiplos serviços.
Mesmo que o termo ainda seja um pouco desconhecido pelas pessoas, provavelmente você utiliza um banco múltiplo, já que a maioria das instituições bancárias aderiram a esse tipo de serviço atualmente.
Quais são as vantagens de se ter um banco múltiplo?
O banco múltiplo foi uma das maiores revoluções bancárias de todos os tempos e trouxe inúmeras facilidades para os clientes dos sistemas bancários. Por exemplo, antigamente os clientes eram obrigados a esperar horas em várias filas para conseguir resolver diferentes tipos de problemas financeiros, mas, após a criação do banco múltiplo, tudo passou a ser resolvido em um só lugar e, muitas vezes, sem sequer sair de casa, através da internet ou telefone.
Operações como arrendamentos, empréstimos e financiamentos também podem ser executados em um único banco múltiplo, sem a necessidade de procurar qualquer outra instituição, que tornam a experiência do cliente muito melhor.
Como funciona o banco múltiplo?
Para um banco ser chamado de múltiplo, é necessário que ele tenha no mínimo duas carteiras, também é preciso que o banco tenha o título de “banco” em seu nome, de acordo com a Resolução CMN 2.099, de 1994. O banco também precisa ser escrito como uma sociedade anônima.
Os bancos múltiplos estão autorizados a realizar alguns tipos de operações. Sendo elas divididas em especiais, ativas e passivas.
- Operações especiais: são aquelas que necessitam de intermédio, que servem o banco como um tipo de intermediário entre os interessados (Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas). Um exemplo de operação passiva são operações de câmbio.
- Operações ativas: essas operações são aquelas que lidam com o fornecimento de capital para clientes, como empréstimos e financiamentos bancários.
- Operações passivas: esse tipo de operação já é o contrário da operação ativa. Elas envolvem o fornecimento de capital no banco, como investimentos, poupança e o CDB.
No entanto, nem todos os bancos trabalham com todas as opções de serviços possíveis.
Quais são as desvantagens de se ter um banco múltiplo?
Por oferecerem mais vantagens que os bancos comuns, os bancos múltiplos geralmente precisam terceirizar alguns serviços, por isso, é geralmente cobrada uma taxa sobre a utilização de seus serviços, para cobrir as despesas sobre trabalhos de terceiros.
Por que alguns bancos são múltiplos e outros não?
Além de oferecer uma variedade maior de serviços, os bancos múltiplos oferecem ofertas de carteiras comerciais, ligadas a carteiras de investimentos, tudo em um só conjunto, diferente dos bancos normais.
Também, um banco normal que possui um só tipo de carteira não pode ser considerado múltiplo. Exemplo: um banco normal pode oferecer uma carteira de investimento, mas não pode acrescentar ao pacote uma carteira comercial.
Gostou de saber o que é um banco múltiplo? Eles são uma ótima opção para pessoas que buscam praticidade e uma variedade maior de produtos. Mas lembre-se, sempre pesquise antes e fique atento às taxas de serviços de cada produto ou serviço!