Banco de desenvolvimento: o que é quais as vantagens e desvantagens?

1

Banco de desenvolvimento é o nome dado aos estabelecimentos financeiros públicos, que possuem a finalidade de proporcionar o desenvolvimento da economia de uma determinada localidade. Para que isso possa ocorrer, é necessário ofertar recursos monetários para o financeiro, a médio ou longo prazo.

Alguns países utilizam essas instituições para conseguir promover sua economia, o que os tornam ótimos aliados para o desenvolvimento dessas nações, haja vista que elas ajudam diversas empresas a se consolidarem no mercado, trazem mais emprego e renda.

Contudo, a maior vantagem da existência de um banco de desenvolvimento, também pode ser sua maior desvantagem, pois empréstimos feitos sem muito critério, fazem com que o governo receba calotes.

O que é um banco de desenvolvimento?

Banco de desenvolvimento é a denominação feita às instituições financeiras governamentais que apareceram no mundo durante meados da década de 1940, com a finalidade de garantir uma reestruturação econômica durante o período pós-Segunda Guerra Mundial.

o que e um banco de desenvolvimento
Fonte/Reprodução: original.

O Banco de desenvolvimento possui como principal objetivo garantir suprir de forma oportuna e adequada a alocação dos recursos necessários para a realização do financiamento de médio ou longo prazo de determinados projetos, ou programas que possuem como objetivo principal promover o desenvolvimento econômico e social.

As instituições bancárias de desenvolvimento são diferentes dos bancos comerciais tradicionais que, por sua vez, podem ser empresas privadas, públicas ou de capital misto, que devem adotar a sociedade anônima como natureza jurídica. A principal finalidade dos Bancos Comerciais é conseguir oferecer recursos financeiros para poder financiar as necessidades de pessoas físicas e jurídicas de forma geral.

Qual é a função de um banco de desenvolvimento?

A função principal de um banco de desenvolvimento é possibilitar o reequipamento da economia local, feito mediante ao fomento de inúmeras linhas de créditos direcionadas aos setores industriais e sociais, além dos negócios considerados de interesse ao desenvolvimento da localidade.

qual e a funcao de um banco de desenvolvimento
Fonte/Reprodução: original.

O banco de desenvolvimento geralmente possui vinculação direta com o Ministério do Planejamento de um determinado país, sendo a principal ferramenta, de médio ou longo prazo, de realização da política de financiamento do Governo Federal. 

Em resumo, o banco de desenvolvimento tem como objetivo principal financiar projetos ou programas que visam o bem estar da economia e desenvolvimento social, por outro lado, o banco comercial possui a finalidade de lucrar em cima de financiamentos e serviços prestados para terceiros.

Quais são os principais bancos de desenvolvimento do mundo?

Algumas estimativas mais recentes apontam que, em geral, os bancos de desenvolvimento abrangem o percentual de 25% do total de ativos existentes nas instituições financeiras ao redor do mundo. 

Aqui no Brasil, os bancos de desenvolvimento correspondem a 50% de todo o crédito concedido, uma quantia muito parecida com a de países como a China, Índia e Rússia. Confira abaixo os principais bancos de desenvolvimento do mundo:

Kreditanstalt für Wiederaufbau (ALEMANHA)

A Kreditanstalt für Wiederaufbau, popularmente conhecida pela sigla KFW, é um banco de desenvolvimento fundado no ano de 1948, com a maioria dos recursos originados do Plano Marshall, projeto cuja finalidade era financiar a reconstrução dos países destruídos durante a Segunda Guerra Mundial.

Como ela é uma instituição de desenvolvimento oficial, 80% de seu controle é feito pela República Federal da Alemanha e os outros 20% restantes pelos estados federais do país. 

Korea Development Bank (COREIA DO SUL)

O Korea Development Bank, mais conhecido pela sigla KDB, é o principal banco de desenvolvimento da Coreia do Sul, fundado no ano de 1954, com a finalidade de fornecer o financiamento de médio ou longo prazo para a indústria local, no meio de um conjunto maior  de reformas financeiras e institucionais, com o objetivo principal de ajudá-las a crescer ao longo prazo de 20 anos.

Durante os anos 1960, depois da instauração do regime militar na Coreia do Sul, no ano de 1961, a estratégia do país adotou as principais características que até hoje influenciam sua economia. Suas principais ações foram:

  • Fortalecimento do crédito para os negócios agirem de maneira competitiva em mercados exteriores;
  •  Mudança nas taxas de juros, com a finalidade de induzir a criação de uma espécie de poupança nacional;
  • Mudança cambial, desregulamentação e abertura comercial da economia para facilitar a entrada de capital estrangeiro e também a entrada de investimento externo de maneira direta, tendo garantias legais e institucionais de uma maior estabilidade econômica.

As medidas alteravam processos antes dificultados devido às normas regulatórias que formavam o teto de juros das instituições bancárias, a fim de serem canalizadas e alocadas para esses setores.

China Development Bank (CHINA)

O banco de desenvolvimento da China, o China Development Bank, possui suas atividades focadas em garantir a infraestrutura do país e de outras nações, sua base estratégica é o benefício futuro que isso pode retornar a nação, criando uma espécie de nova rota da seda.

O banco de desenvolvimento da China atua nos projetos, tanto como agente econômico como agente direto, mesmo que de forma minoritária. Além da função de indutor e financiador, o China Development Bank também desempenha o papel institucional importantíssimo na política pública econômica e geopolítica. 

 Corporación Andina de Fomento (AMÉRICA LATINA e EUROPA)

A Corporación Andina de Fomento, conhecida também pela denominação de  Banco de Desenvolvimento da América Latina, foi fundada durante o início da década de 1970, e hoje em dia é composta por 18 países que fazem parte da América Latina, Caribe e da Europa, ao lado de 14 bancos localizados na Andina.

Ele é um banco de caráter de desenvolvimento multilateral, e tem como objetivo final auxiliar no desenvolvimento contínuo dos países que fazem parte da corporação, conjuntamente, e dar suporte à integração da América Laina.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e  Social (BNDES)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, popularmente conhecido pela sigla BNDES, é uma empresa pública que possui vinculação direta ao Ministério do Planejamento. Seu foco principal é ferramenta a alocação de crédito de médio ou longo prazo, para projetos ou programas que prometem dar um grande retorno social e econômico para a nação.

Como funciona o financiamento de um projeto por um banco de desenvolvimento?

O financiamento de um projeto feito por um banco de desenvolvimento ocorre geralmente mediante o auxílio de outras instituições financeiras, como Bancos Comerciais, Bancos de Investimentos e Sociedades Financeiras.

Essas instituições obtêm uma quantia do banco de desenvolvimento, chamada de del credere, para realizarem a intermediação entre o projeto e o financiamento, o que as torna também co-responsáveis pelo pagamento da dívida com o banco.

Quais são as vantagens e desvantagens de se utilizar um banco de desenvolvimento para investimentos?

A existência de um banco de desenvolvimento é essencial para o estímulo de crescimento da economia de um país, principalmente pelo financiamento de projetos que possuem potencial de trazer resultados que possibilitam o aumento de emprego e renda da localidade.

Por outro lado, sua existência demanda um cuidado maior na realização da concessão de crédito, pois uma má alocação disso pode fazer com que o empréstimo realizado não seja  liquidado pela empresa que concedeu o crédito.

Em resumo, o banco nacional é um aliado estratégico para o desenvolvimento de um país, entretanto, seu trabalho deve ser realizado de forma bastante responsável, pois seu grande potencial de crescimento também pode ocasionar problemas econômicos graves.

1 comentário
  1. […] execução de um projeto. Com essa ferramenta, é possível tomar melhores decisões que envolvam a criação e desenvolvimento de um projeto. Ao saber quais os riscos envolvidos, é possível abandonar a ideia falha antes […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status