O balanço de pagamentos é um conceito extremamente importante até mesmo para a política comercial mundial. Afinal, com ele o Brasil tem uma perspectiva completa a respeito de vantagens ou desvantagens de negociar com outros países e, assim, pode planejar algumas ações no cenário comercial mundial.
Venha entender com a gente o que é o balanço de pagamentos e qual a sua influência na sociedade!
O que é o balanço de pagamentos?
Como comentamos em nossa introdução, o balanço de pagamentos é uma forma de identificar que países têm ou não melhores condições de realizar algumas transações comerciais. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e com o conceito da globalização cada vez mais praticado, não é nenhuma novidade que países façam transações uns com os outros.
![o que é o balanço de pagamentos](https://rendabrasileira.com/wp-content/uploads/2022/11/o-que-e-o-balanco-de-pagamentos-1024x666.jpg)
Um país como o Brasil não tem dificuldade nenhuma em realizar uma negociação com um país longínquo como o Japão ou Rússia, e isso vale para praticamente qualquer país. Alguns países, por motivos diferentes, exportam mais que importam, alguns vendem mais do que compram, e vice e versa.
O balanço de pagamentos é o que dá para o Brasil a perspectiva a respeito de todos esses países, para entender quais vendem, como vendem, quais operações realizam etc. Tudo isso é considerado pelo país antes de realizar qualquer tipo de transação, assim se conhece de maneira completa o cenário comercial no qual estará envolvido, antes de tomar a iniciativa em uma negociação.
Quais são os componentes do balanço de pagamentos?
O balanço de pagamentos é um cálculo complexo que leva inúmeros fatores em questão para chegar a conclusão sobe como determinado país realiza suas negociações. Vamos conhecer quais os componentes.
Transações Correntes
Esse componente é bastante amplo e registra literalmente o que o nome sugere, as transações correntes do país, importações, exportações e contratos com outros países.
Conta Capital
A conta capital considera principalmente os ativos financeiros do país e suas transferências e aquisições.
Conta Financeira
No grupo da Conta Financeira são considerados os investimentos e exportações dos cidadãos do país ou imigrantes, bem como as compras do país em território estrangeiro.
Erros e Omissões
Esse pode ser considerado um componente extra do balanço de pagamentos, por se tratar de uma conta que tenta corrigir quaisquer detalhes que podem estar errados na conta do balanço.
Qual é a diferença entre o balanço de pagamentos corrente e o balanço de pagamentos capital?
A diferença é que, enquanto a conta do balanço de pagamentos capital considera os ativos financeiros de determinado país, a corrente leva em conta as transações em geral.
Por que o balanço de pagamentos é importante?
Como comentamos, o balanço de pagamentos é imensamente importante para que o Brasil tenha consciência de que um determinado país pode ou não fazer parte do hall de parceiros comerciais. Com essa conta é muito mais fácil ter uma ideia geral de como se dará uma negociação e quais as vantagens e desvantagens de negociar com qualquer nação.
Como o balanço de pagamentos afeta a economia?
Com o balanço de pagamentos, o Brasil está muito mais capacitado para olhar de modo crítico os outros países e compreender suas vantagens enquanto negócio. Por isso ele é imensamente importante para economia nacional e serve como um parâmetro confiável para possíveis empreitadas comerciais.
![como o balanço de pagamentos afeta a economia](https://rendabrasileira.com/wp-content/uploads/2022/11/como-o-balanco-de-pagamentos-afeta-a-economia-1024x666.jpg)
Agora que já conhece os balanços de pagamentos, está muito mais capacitado para entender como funcionam algumas negociações no Brasil. Compartilhe o conteúdo aqui abordado com outros curiosos sobre o tema!