A começar por esta quarta-feira (6/10/2021), trabalhadores informais cadastrados no Cadastro Único nascidos em abril já possuem a possibilidade de retirar a sexta parcela do auxílio emergencial de 2021. A quantia foi colocada nas contas poupanças digitais da Caixa Econômica Federal (CAIXA) no dia 24 de setembro.
O auxílio emergencial é um suporte financeiro iniciado em 2020 e realizado pelo Governo Federal em decorrência da atual delicada situação do país, em decorrência da pandemia da COVID-19. A CAIXA opera como agenciador do pagamento do auxílio emergencial.
Neste ano, a atual organização do pagamento se encontra em média de sete meses e com parcelas de R$ 150,00 a R$ 375,00, de acordo com cada perfil distinto do cidadão.
Quais são os critérios para ter direito ao auxílio emergencial?
Assim como outros auxílios prestados pelo Governo a seus cidadãos nas mais variadas situações de dificuldade, o auxílio emergencial também possui sua devida lista de critérios a serem cumpridos para sua realização.
Os requisitos para o recebimento se compõem em:
- Famílias com renda mensal equivalente a até três salários mínimos (renda por pessoa deve ser menor a meio salário mínimo);
- Faz-se necessário que o beneficiado tenha sido considerado elegível até dezembro de 2020 para a recepção do Auxílio Emergencial, já que não há novos processos de inscrição;
- Aqueles que são favorecidos pelo Programa Bolsa Família, vale-se a regra da quantia mais proveitosa, quer seja o valor pago no Bolsa Família, quer seja a do Auxílio Emergencial.
O auxílio emergencial teria seu fim em julho, porém acabou por ser prorrogado até outubro e com as mesmas quantias que a do ano em que teve início o benefício.
Como sacar o auxílio emergencial?
O embolso será depositado em Conta Poupança Social Digital e há a possibilidade de ser usado por intermédio do aplicativo CAIXA Tem (criado com o objetivo de garantir o pagamento do auxílio emergencial, no entanto, também, passou a abranger o pagamento de outros programas do Governo Federal).
É importante realçar que os fundos têm a alternativa de serem deslocados para uma conta-corrente, transferência essa que não cobra despesas a mais ao usuário da plataforma. Até recentemente, o valor apenas poderia transitar pelo aplicativo CAIXA Tem. O aplicativo também disponibiliza o pagamento de contas domésticas, mas, logo se transformou para uma plataforma muito mais abrangente que o plano inicial.
Em situação de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa pode ser utilizada para auxiliá-lo.
https://www.caixa.gov.br/auxilio/auxilio2021/Paginas/default.aspx