Depois de 18 anos como renda de milhões de famílias carentes no país, o Bolsa Família é de fato cancelado. Isso porque o Governo Federal dará início ao Auxílio Brasil.
Atualmente, filas imensas de pessoas à procura de informações sobre o novo benefício do governo acontecem em Centros de Referência de Assistência Social, os chamados Cras. Sem o Bolsa Família, pelo menos 13,9 milhões de famílias desfavorecidas ficam à mercê do novo Auxílio Brasil.
Qual consequência se o STF não entrar em acordo?
Se porventura, o Supremo Tribunal Federal (STF) não entrar em acordo até o dia 17 de dezembro, o Governo declara o pagamento de R $217,18 ao mês para aquelas famílias que já faziam uso do Bolsa Família anteriormente do Auxílio Emergencial, inclui a correção de valores.
Em caso de autorização, O Ministério da Cidadania informa que pagará até dezembro do ano que vem, um acréscimo no valor de R $400.
O valor de R $400 será possível?
A quantia equivalente aos R $400, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, será cedida apenas no caso da aprovação da PEC até dezembro deste ano. A PEC é responsável por todo orçamento que pagará o Auxílio Brasil.
O Governo já tem em vista um novo plano caso a PEC não tenha aprovação. Neste plano B, todos os pagamentos seguem o calendário costumeiro do Bolsa Família. A quantia do programa seria corrigida com base no orçamento do Ministério da Cidadania.
O novo benefício, Auxílio Brasil, vai beneficiar de maneira automática todas as famílias que são cadastradas no Bolsa Família, a anular qualquer necessidade de recadastramento.
Neste momento, a fila concentra um pouco mais de 2 milhões de famílias e não será extinta. Em torno de 14,6 milhões de famílias usarão o dinheiro.
Já há o acesso aos novos valores e benefícios do Auxílio Brasil. Podemos destacar pelo menos 6 novos pagamentos, por esse motivo o Auxílio Brasil pode bater mais de R $500 ao mês. O chamado Criança Cidadã pretende custear crianças até 48 meses que não estejam matriculados em creches com o valor de R $300.
Esse dinheiro será depositado ao responsável legal da criança que não encontrar vagas em creches. Em seguida, também podemos citar o Auxílio Esporte Escolar e o Bolsa de Iniciação Científica.
Fica decidido que os beneficiários do extinto Bolsa Família poderão movimentar seus valores do novo benefício a seguir os mesmos moldes de antes.