A atualização monetária é um tipo de ajuste feito no valor do real, ou seja, a moeda brasileira. A seguir, você entenderá quais os critérios e as vantagens dela.
Esse assunto pode parecer confuso para quem não entende ou não está por dentro do mundo do mercado financeiro. No entanto, é fundamental entender o básico sobre a atualização monetária, visto que é algo muito importante.
O que é atualização monetária?
Também conhecido como correção monetária, a atualização monetária é um ajuste financeiro feito no valor do real, a moeda brasileira.

O responsável por realizar o cálculo do valor da atualização monetária é o Banco Central. Esse cálculo é feito com base nas taxas de juros cobradas por bancos e o aumento dos preços de serviços e produtos.
A atualização monetária é fundamental para que o valor pedido em real seja compensado. Além disso, ela passou a ser realizada todos os anos a partir do fim dos anos 90, mesmo existindo desde meados dos anos 60.
Quais são os critérios para a atualização monetária?
Existem alguns critérios para a atualização monetária, pois ela é feita com base em itens, com poder de influência sobre o mercado financeiro.
CDI
O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é a taxa de juros aplicada durante empréstimos efetuados entre instituições bancárias.
IPCA
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é utilizado para analisar a inflação e a direção que ela percorre. O IPCA é calculado com base no valor de um determinado serviço ou bem.
IGP-M
O IGP-M é responsável por orientar de onde vem a influência da alteração de preços e da inflação.
Como a atualização monetária afeta o mercado?
A atualização monetária possui uma grande influência no mercado financeiro. Atualmente ela é fundamental para suprir a queda do valor da moeda brasileira, o real. Além disso, ela também é essencial na atualização de valores estagnados que podem perder o valor por conta disso.
Quais são as vantagens e desvantagens da atualização monetária?
Na atualização monetária existem as vantagens e desvantagens. Confira abaixo quais são elas:
Vantagens
A atualização monetária pode suprir o valor da moeda nacional perdida. Sem essa atualização, os consumidores perderiam o poder de compra.
Desvantagens
Os cálculos da atualização monetária são passíveis de erros. Entretanto, considerando as suas vantagens, a atualização monetária é algo a se considerar.
No próximo tópico você vai ver qual é a atualização monetária mais recente.
Qual é a atualização monetária mais recente?
A atualização monetária mais recente foi feita em 02/2023. Como visto anteriormente, atualmente essa atualização é feita todos os anos, então, no próximo ano haverá uma nova atualização.
Assim como nos outros países, o valor da moeda brasileira também passa por alterações com o passar do tempo. O valor da moeda pode se elevar ou diminuir e pode ocorrer por diversas situações que influenciam no mercado financeiro.

Por este motivo, a atualização monetária é essencial para que o valor do real esteja sempre equilibrado.
É possível realizar um cálculo rápido através da Calculadora do Cidadão disponibilizada pelo Banco Central. Ele descomplica esse cálculo acompanhando o CDI, IPCA, IGP-M.
Agora que você viu como funciona uma atualização monetária, quais os critérios e vantagens, chegou o momento de se aprofundar no assunto para entender melhor sobre ele.