O que sao os ativos reais e como funcionam O que são os ativos reais e como funcionam?

O que são os ativos reais e como funcionam?

Muitas pessoas ainda não sabem, mas investir em ativos reais é algo que tem muita potência no mercado. Isso também contribui para a diversificação da sua carteira de investimentos, o que é essencial.

É importante que os investidores estejam sempre traçando estratégias para poder administrar os riscos que fazem parte do próprio portfólio. Nesse caso, quem almeja ter uma carteira com boas performances no mercado financeiro, precisa seguir algumas recomendações para poder garantir um bom desempenho.

Para te auxiliar a driblar os possíveis riscos de volatilidade que os mercados líquidos possuem, reunimos algumas informações sobre os ativos reais neste post, onde vamos entender um pouco melhor sobre o conceito.

O que são ativos reais?

Um ativo real de uma pessoa ou instituição, basicamente, é o representante de um bem que pode ser ou não material. Ou seja, o ativo real é o principal contribuinte para gerar uma receita de companhia, assim como pode acontecer com equipamentos e máquinas que são utilizados para fabricar um bem de consumo.

Dessa maneira, um ativo real está diretamente ligado ao grupo de ativos que uma empresa detém. Normalmente, eles se dividem entre ativos financeiros e ativos reais, e representam os créditos, valores e bens que uma pessoa ou empresa possui.

Como funcionam?

Os ativos reais funcionam como um método de investimento que é adquirido através da obtenção de um bem. Esse modelo pode abranger um valor ao portfólio de quem investiu.

Imóveis 

Esse tipo de investimento é o mais tradicional, justamente por ser um método que envolve imóveis físicos e cuja rentabilidade é adquirida por meio do pagamento de vendas, aluguéis, valorização de terreno ou de uma construção de imóvel. 

Além disso, também se pode fazer investimentos em imóveis através dos FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário), sendo um dos favoritos dos investidores.

Ativos florestais 

Esse tipo de investimento está ligado à demanda do mercado que usa madeira.

Ouro

Esse é o tipo de ativo real que varia em relação ao preço e exige que o interessado em investir nele tenha conhecimento sobre as possíveis oscilações antes de realizar uma aplicação. 

Além dessas alternativas, existem os ativos financeiros, que estão ligados aos investimentos feitos através do mercado financeiro.

Quais são as principais características dos ativos reais?

Dentre as principais características dos ativos reais, podemos destacar algumas como a possibilidade que oferecem de diversificar em relação às oportunidades, além do seu potencial de retorno, que é competitivo e cobre a inflação. Além disso, eles servem também como fonte de renda e são frequentemente utilizados por investidores.

Quais são os principais tipos de ativos reais?

Confira abaixo quais são os principais tipos de ativos reais:

  • Equipamentos e maquinário;
  • Veículos;
  • Imóveis;
  • Moedas antigas;
  • Ativos judiciais;
  • Ativos empresariais;
  • Empréstimo peer-to-peer;
  • Outros.

Os ativos reais normalmente são bastante lucrativos. Por isso, investir em algum deles pode ser uma ótima alternativa para quem busca oportunidades de lucro.

Como os ativos reais afetam a economia?

Geralmente, os ativos reais são as melhores opções para quem quer diversificar a sua carteira de investimentos. Esses ativos são lastreados pela economia real.

Ainda assim, antes de qualquer coisa, é muito importante entender que, ao investir, existem grandes possibilidades do ativo não atender as expectativas, sendo fundamental que você se debruce sobre os estudos em relação aos mesmos. Não deixe de conferir outros conteúdos e estudar sobre como montar a sua carteira de investimentos!


Comments

Uma resposta para “O que são os ativos reais e como funcionam?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *