O que é um ativo total?

0

Entender a conjuntura de todos os rendimentos da empresa, também chamados de ativo total, é de necessidade de qualquer gestor ou equipe de gestão. 

Todo o montante que forma o capital de uma empresa deve ser encarado com olhos minuciosos, procurando todos os detalhes referentes a esses valores. Sem esse olhar, uma empresa está absolutamente desfalcada de uma perspectiva mais competente. 

Hoje iremos entender de maneira muito mais clara o que é o ativo total, uma parte geral mas extremamente importante dos aspectos financeiros de uma empresa. Confira!

O que é o ativo total?

Ativo total é a categoria que estuda os ativos de uma empresa em sua totalidade. Os ativos de uma empresa são uma das partes do par que diz respeito a todo o capital do empreendimento. 

Na dinâmica financeira da empresa, podemos entender que os ativos atuam como o que a empresa gera de lucro, receita e outros recursos, o que configura a entrada de capital. Enquanto isso, os passivos são equivalentes às despesas, contas e demais saídas de capital.

Frame image Texto de exemplo O que é o ativo total?
Imagem O que é o ativo total?

Mas essa definição ainda não é o suficiente para dar uma imagem realmente completa do que são passivos e ativos. O ativo total, por exemplo, não engloba apenas os valores monetários do qual uma empresa dispõe, mas também seus patrimônios, seus bens, seus investimentos e até mesmo contas a receber e negociações que ainda não foram fechadas. 

Tudo isso é abarcado e correspondente ao ativo total e deve ser compreendido pela equipe de gestão de uma empresa, observando pontualmente também todos os aspectos do ativo total de maneira isolada.. 

O que é o passivo total?

Se o ativo total é referente ao todo do capital, o passivo total também é a soma dos passivos de forma geral. 

E aqui também é necessário deixar claro, os passivos são muito mais do que o mero nome e analogia faz parecer. Não são apenas gastos regulares, como energia, água, entre outros, mas também contas que uma empresa deve pagar posteriormente, empréstimos que realizou, salários que deverá pagar, etc — em suma, todo fluxo de saída do capital

Tudo isso são passivos e são englobados em um único conceito, chamado de passivo total. 

Como calcular o ativo total?

O ativo total é sempre calculado pela equipe que realiza o balanço de uma empresa. O balanço ao ser realizado deve ser feito com extremo cuidado pois é de longe um dos maiores e melhores exercícios de auto análise que uma companhia pode realizar. 

Frame image Texto de exemplo Como calcular o ativo total?
Imagem Como calcular o ativo total?

É com o balanço que uma empresa tem certeza de como está a sua situação e quais os riscos que podem estar cercando a companhia. Também é contado e calculado o ativo total de uma empresa. 

O ativo total, como já comentado, é a reunião de todos os ativos da empresa, de todas as modalidades e tipos diferentes. Entre esses ativos, temos principalmente os circulantes e não circulantes, que se diferenciam entre aqueles que podem ser transformados em receita em ato e aqueles que demoram para serem convertidos.

O que é ativo total é passivo total?

O ativo total é o capital de toda a empresa, caracterizado por bens, investimentos e até mesmo a pura e simples renda que uma empresa guarda em caixa ou está acumulando com suas vendas. Ou seja, é o conceito que abarca todos os recursos capazes de gerar mais recursos para a companhia.

Já o passivo total é justamente o contrário, a reunião de seus gastos, despesas e tudo o que uma empresa deve gastar. Conhecendo ambas as categorias, uma empresa está sempre muito bem consciente de sua situação e de como lidar com o seu estado no mercado. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status