Saiba o que e ativo realizavel a longo prazo Saiba o que é ativo realizável a longo prazo!

Saiba o que é ativo realizável a longo prazo!

O ativo realizável a longo prazo é uma categoria de ativo que é muito importante de ser considerado dentro de uma empresa. Os ativos são parte essencial de uma empresa, e toda a estrutura que compõe o capital total de uma companhia é essencial de ser compreendida. O ativo realizável é só uma das variadas partes do todo. 

Hoje iremos conhecer de maneira completa o que é o ativo realizável a longo prazo, para que serve, quais são as suas principais características e por que é importante que ele seja considerado pela empresa e sua gestão, confira.

O que é um ativo realizável a longo prazo?

Os ativos são uma das partes que compõem o capital da empresa. No geral, o capital da empresa é composto por passivos e ativos. Os passivos são os gastos de uma empresa, representam os salários dos funcionários, contas e todo tipo de coisa a ser paga. Já os ativos são aquilo que uma empresa tem, desde patrimônios até mesmo a quantia em caixa que uma empresa pode utilizar. 

Enquanto o ativo realizável a longo prazo é um ativo que não está disponível no momento, porém uma empresa pode contar com ele no futuro. Mas mais do que isso, o ativo realizável a longo prazo é um ativo específico que uma empresa só terá no próximo ano fiscal, ou seja, é necessário que esse ativo seja previsto, mas que ainda não esteja dentro do quadro da empresa. 

Como os ativos realizáveis a longo prazo são classificados?

Entre os diversos tipos de ativos, há alguns ativos que são chamados de permanentes, esses ativos têm liquidez muito demorada ou de longo prazo. Os ativos permanentes não podem ser confundidos com o ativo realizável a longo prazo. 

O ativo realizável a longo prazo não consta de modo algum no quadro da empresa, só são previstos para entrarem no quadro da empresa em pelo menos um ano. 

Qual é a diferença entre um ativo realizável a longo prazo e um investimento a longo prazo?

Um investimento a longo prazo não é necessariamente algo que dará certo. Todo investimento, por definição, pode dar certo ou dar errado. Porém, o ativo realizável a longo prazo já é praticamente certo para a empresa, só não está inserido ainda na empresa pois essa é exatamente a sua definição. 

Então, é importante entender que o ativo realizável a longo prazo não é uma conjectura ou uma mera hipótese, é só um ativo que se aguarda para o próximo ano fiscal e que já pode e deve ser considerado pela empresa para que a gestão seja feita de modo mais correto possível. 

Quais são alguns exemplos de ativos realizáveis a longo prazo?

Entendemos de maneira bastante completa o que são os ativos realizáveis, mas para entendermos melhor vamos a alguns exemplos. 

Um ativo realizável a longo prazo bastante tradicional são algumas aplicações financeiras que necessitam de algum prazo de resgate. Aplicações financeiras geram uma receita para uma empresa, mas que só pode ser resgatada após um certo período. 

Outro excelente exemplo de ativo realizável a longo prazo são receitas e duplicatas que serão recebidas depois de muitos meses.  A empresa já conta com o recebimento desse ativo, porém só poderá usufruir dele no próximo ano fiscal. Vendas feitas a prazo também podem entrar como um ativo realizável a longo prazo, pois só serão recebidas depois de um longo tempo. 

Com isso, você compreendeu o que é um ativo realizável a longo prazo e como ele auxilia na receita da empresa, por isso se não tem o costume, procure falar com a sua equipe e ver como podem implementar esse costume em seu negócio, para que assim consiga obter mais lucro.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *