Ativo contingente como funciona Ativo contingente: como funciona?

Ativo contingente: como funciona?

O ativo contingente não é necessariamente um ativo da empresa, porém ele deve ser calculado junto de todos os outros ativos da empresa. Entender como funciona o capital de um empreendimento é essencial, uma vez que uma empresa tem diversas nuances em seu capital é de obrigação de uma gestão conhecer todas. 

Cada detalhe no capital de uma empresa pode ter uma importância tremenda no seu estado atual e no seu futuro, afinal, todo detalhe a respeito da gestão de uma empresa é relevante, é necessário ser compreendido e calculado para que no futuro não seja uma pedra de tropeço para a gestão. Hoje iremos conhecer o que é o ativo contingente, como se caracteriza e o que ele é. 

O que é o ativo contingente?

O ativo contingente é um ativo que uma empresa pode ou não pode ter no seu futuro. Essa categoria de ativos é realmente especial, pois a empresa atualmente não o tem, e no futuro só o terá em potência. E para deixar mais claro, vamos entender de maneira breve e sucinta a natureza dos ativos. Um ativo é toda a quantia financeira ou até mesmo bens, que uma empresa pode usufruir. 

Entre os ativos estão o caixa da empresa, a quantia financeira no qual a empresa usufrui no momento, porém a condição de ativos também engloba o patrimônio da empresa, seus bens, mercadorias e tudo que pode virar valor financeiro. 

Como o ativo contingente funciona?

Já o ativo financeiro é por definição um ativo, ou seja, ele também é um bem ou um valor em caixa que pode ser utilizado pela empresa. Porém, diferente de outras categorias de patrimônio, o ativo contingente não é integrado ainda na empresa. Ele poderá ser integrado futuramente, é apenas uma possibilidade de ativo. 

Mas uma empresa pode calcular ele para entender melhor os recursos que pode ou poderá utilizar no futuro. Apenas para entendermos melhor um ativo contingente, vamos tentar recorrer a alguns exemplos. 

Pode ser um ativo contingente determinada negociação que ainda não foi fechada por uma empresa, mas está sendo conduzida. Não é certeza que ela será fechada, mas há essa possibilidade.

Nesse cenário o valor total que a negociação pode gerar pode ser calculado como um ativo contingente, para que a empresa crie pelo menos uma imagem do que suas negociações podem ser no futuro. 

Qual é a finalidade de um ativo contingente?

O ativo contingente serve para que uma empresa se conheça e entenda quais são suas possibilidades no futuro. 

Uma vez que o ativo contingente é levado em conta, o futuro de uma empresa é muito mais palpável para ela e pode ser compreendido de maneira muito mais clara pela companhia. Mas claro, ele é um ativo contingente, que pode ou não existir no futuro, sendo assim deve ser calculado com cautela e respeitando sempre a natureza do ativo. 

Quais são os principais riscos associados aos ativos contingentes?

Por se tratar de um ativo que pode ou não estar no caixa da empresa, o ativo contingente deve ser sempre tratado considerando essas suas características. Ele nunca deve ser realmente algo com o qual a empresa conta, e sim apenas um valor que poderá ou não estar em seu caixa no futuro. 

Sendo assim, é necessário muito cuidado em se tratar desse ativo. O ativo contingente nunca deve ser dado como certo, apenas considerado pela empresa como uma possibilidade mais ou menos certa. 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *