A assinatura eletrônica é uma ferramenta de autenticação de documentos eletrônicos. Provavelmente você já viu alguém utilizando a assinatura eletrônica ou já a utilizou para mostrar que concorda com um determinado documento e que ele é verídico.
A seguir, você entende como funciona, quem pode usar a assinatura eletrônica e muito mais. Continue a leitura!
O que é assinatura eletrônica?
Assinatura eletrônica nada mais é que um meio digital de formalizar um documento eletrônico. Ela é uma ferramenta que garante a segurança dos usuários e autenticidade dos documentos, além de poder ser feita por uma pessoa física ou jurídica. Uma assinatura eletrônica pode ser utilizada nos seguintes casos:
- Transações bancárias;
- Contratos;
- Documentos.
Além disso, são mais de um tipo de assinatura eletrônica que são: senha, token, biometria e outros. Ao realizar a assinatura eletrônica o usuário confirma que o documento é autêntico.
Quais são os benefícios da assinatura eletrônica?
Usar a assinatura eletrônica garante alguns benefícios se comparado a assinatura física. Confira abaixo alguns deles:
Pouca Burocracia | A assinatura eletrônica possui menos burocracia e corre menos riscos de conter erros |
Segurança | A assinatura manual pode ser falsificada, já a assinatura eletrônica é muito difícil de ocorrer falsificações por contar com um certificado digital. |
Agilidade | A assinatura eletrônica é mais ágil que a manuscrita, visto que ela não precisa de documentos impressos, locomoção até um ponto de encontro ou qualquer outra condição que a assinatura manual requer. |
Praticidade | A praticidade da assinatura eletrônica também chama atenção, visto que tudo é feito online |
A assinatura eletrônica também tornou alguns processos ainda mais fáceis, como transações bancárias, que há algum tempo era necessário se locomover até um banco para que fosse realizado.
Como funciona a assinatura eletrônica?
A assinatura eletrônica concede acessos, transações, bloqueios e informações. Isso ocorre devido à combinação de códigos entre o emitente e o receptor. Por este motivo, ao contrário do que muitos pensam, a assinatura eletrônica é um processo muito seguro.
Atualmente podemos afirmar que a assinatura eletrônica é de certo modo mais segura, rápida e eficaz que a assinatura manual.
Quem pode utilizar a assinatura eletrônica?
Qualquer pessoa pode usar a assinatura eletrônica. Ela pode ser utilizada por uma pessoa física ou jurídica. Isso significa que quem quiser ou precisar de uma assinatura eletrônica, pode ter acesso a uma e utilizar quando necessário.
Atualmente, devido a alguns fatores, podemos contar com muitos processos híbridos, incluindo em questões educacionais, seguros, imobiliárias, bancos e em outras negociações. Por este motivo, em muitos casos pode haver a possibilidade ou precisão de utilizar a assinatura eletrônica durante um processo feito a distância.
A assinatura eletrônica é segura?
Sim, a assinatura eletrônica é segura. Sendo assim, não existem problemas em utilizar a assinatura eletrônica para assinar documentos, fazer transações bancárias, fechar negócios e diversas outras utilidades que ela tem.
Sendo assim, não existem problemas no uso da assinatura eletrônica para as finalidades que ela serve.
Na realidade existem muitos benefícios no uso da assinatura eletrônica, pois além de segura, prática e não ser muito burocrática ela também veio para modernizar e otimizar processos que antes eram mais complicados. Afinal, tudo isso pode ser feito na modalidade online por meio de um software que possibilita que o processo seja feito.
Além disso, esse tipo de assinatura é menos suscetível de passar por alterações ou falsificações. Isso também gerou economia para empresas e pessoas físicas por não necessitar de documentos impressos, assim economizando papel e tinta de impressora.
Além disso, outro benefício é a otimização do tempo por ser uma modalidade de assinatura que não necessita estar de corpo presente para ser realizada. Isso poupa muito o tempo de empresários, consumidores e outros.