Encontrar os colaboradores certos para ocuparem posições estratégicas em uma empresa é um verdadeiro desafio, é por esse motivo que a ferramenta assessment tem sido cada vez mais adotada enquanto metodologia de recrutamento, seleção e gestão de pessoas dentro das organizações.
Para empresas que adotam boas práticas de recursos humanos, a avaliação do perfil de um candidato mediante análise do currículo pode até auxiliar na tomada de decisão de sua contratação, mas não é capaz de fornecer informações sobre condutas, comportamentos, e outras referências pertinentes acerca de seu desempenho no trabalho. Gerir uma organização, exige muito mais do que observar o rendimento dos colaboradores
Assim, é preciso ir mais além. É nesse momento que o assessment pode ser adotado. Venha saber mais sobre essa ferramenta conosco, preparamos um conteúdo para você
Como o assessment é conduzido?
Não existe uma forma padronizada de assessment, mas o modelo que comumente as empresas adotam é a aplicação da ferramenta em formato de teste ou questionário, com uma pequena quantidade de perguntas que podem ser respondidas em alguns minutos.
Algumas empresas seguem uma forma mais tradicional de aplicação do questionário, com papel e caneta, enquanto outras adotam o uso da tecnologia. O ideal é que os colaboradores respondam sozinhos as perguntas, pois o intuito é avaliar o desempenho individual a partir de um conjunto de perguntas que abranjam a sua realidade.
É importante lembrar que o assessment é um processo aplicado em várias etapas, não necessariamente consecutivas, mas contínuas, haja vista que a ferramenta não analisa um ponto específico, ou somente o presente, mas pode tecer projeções futuras
Quais são os objetivos do assessment?
A ferramenta assessment, que em tradução literal significa avaliação, tem como principais objetivos auxiliar as empresas a compreenderem quem são os colaboradores, quais são suas maiores habilidades, características, e também, o que pode ser potencializado.
Seja para contratar novos colaboradores, promover ou realocar os que já compõem a organização, o assessment pode ser de grande valia.
Qual é a duração de um assessment?
O tempo é determinado de acordo com o método de assessment adotado. Por exemplo, em alguns casos é possível avaliar características dos colaboradores mediante testes escritos ou via internet, o que na grande maioria das vezes costuma durar poucos minutos (estipula-se que seja em média 08 minutos).
Contudo, nem todos os elementos dos colaboradores que desejam ser captados são possíveis de serem mensurados nessa média de tempo, haja vista que algumas avaliações podem possuir diversas etapas, ou necessitam de outra abordagem.
Quem conduz os assessments?
Os assessments são frequentemente conduzidos pelo departamento de recursos humanos de uma empresa ou pelos próprios gestores internos da equipe.
Organizações dos mais diversos segmentos adotam essa metodologia para identificar os pontos positivos dos profissionais que integram ou irão integrar o quadro de colaboradores, potencializando-os, para que as características desses indivíduos possam estar equilibradas com as competências demandadas pela empresa.
Para que servem os assessments?
Os assessments possuem inúmeras finalidades. A principal, a qual destacamos no decorrer no texto, é de que atuam como uma poderosíssima ferramenta de identificação de comportamentos e competências em uma organização.
Mas também podem ser aplicados em um planejamento de carreira, que é quando um trabalhador almeja alcançar outros cargos, à exemplo conquistar uma promoção. No recrutamento de colaboradores, é realizada a seleção de novos e realoca os que já integram a equipe, quando assim necessário.
No acompanhamento dos trabalhadores que já integram o rol da empresa, mas que possuem competências e habilidades para desempenhar outras funções. A realocação de um profissional para outro setor, por exemplo, pode surtir efeitos positivos na rotina de trabalho, assim como melhorar o clima organizacional, haja vista que os trabalhadores poderão sentir-se mais satisfeitos.
Desse modo, é possível notar a importância da ferramenta assessment, onde a partir da avaliação de traços de comportamento e performance, os gestores podem ter uma visão geral das habilidades de cada um, conhecendo, dessa maneira, o que pode ser feito para que o desempenho melhore e as habilidades possam ser potencializadas.