its my very my 21 As taxas de transferência bancária podem variar de acordo com o banco em mais de 450%

As taxas de transferência bancária podem variar de acordo com o banco em mais de 450%

O Centro de Inteligência e Pesquisas do Instituto Procon-SP de Defesa do Consumidor e Defesa Nacional encontrou na prática muitos sentimentos dos brasileiros: Dependendo do banco, a taxa de transferência pode variar em mais de 450%! Para piorar as coisas, mesmo que a competição se intensifique, todas as agências aumentaram o valor de pelo menos uma taxa de serviço prioritário.

No estudo, foram analisadas e comparadas a lista de atendimento prioritário e pacotes padronizados de seis instituições financeiras vigentes em 2019 e 2020: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal (CEF), Itaú, Safra e Santander.

Serviços prioritários

Ao comparar as cobranças implementadas em 2019 e 2020, o Procon constatou que todos os órgãos aumentaram o valor de pelo menos uma cobrança referente aos serviços prioritários. O Banco do Brasil e o Bradesco aumentaram seus custos em 25 cada; o Santander aumentou de 24; o Itaú, de 22; a CEF aumentou 17 tarifas, enquanto o Safra aumentou apenas uma.

Comparando a média das tarifas dos serviços prioritários em 2020 com a média em 2019, verifica-se que o aumento médio é de 3,87%, superior aos 2,36% registrados pelo índice de preços IPC-SP do FIPE no período de análise. Na comparação entre os bancos de atendimento prioritários, que entrou em vigor em 2 de junho de 2020, a grande diferença na taxa de “transferências entre contas dentro das instituições – presenciais ou presenciais” é de 452%. Na Caixa, a cobrança é de R $ 6,90, e no Safra, a cobrança é de R $ 1,25.

Tarifa Sobre a Concessão de Cheque Especial

Desde 6 de janeiro, o Banco Central limitou a taxa de juros do cheque especial a 8% ao mês, mas, em contrapartida, fixou uma nova taxa de juros para o cheque especial que ultrapassar o limite de 500,00 reais. De acordo com o disposto na Resolução 4765/19, a taxa é cobrada no máximo uma vez por mês e está sujeita aos seguintes limites máximos: 0% da linha de crédito é de até 500 reais; a linha de crédito de 500 reais ou mais é de 0,25% Cálculo do valor limite de 500 reais.
Em outras palavras, vamos dar uma olhada no que as instituições financeiras fazem na prática. Com base nas informações coletadas pela equipe no site da agência, o Banco do Brasil, o Bradesco, a Caixa e o Itaú os notificaram para que desistissem do pagamento para seus clientes.
Não há informações de cobrança no site do Santander, o Safra informou que a cobrança máxima é de R $ 29,90.

Pacotes Padronizados

Ele analisa e compara os pacotes de serviços prioritários padronizados fornecidos por instituições financeiras de acordo com as exigências do Banco Central. No banco, a maior diferença encontrada foi de 45,16% no pacote padronizado IV: o valor cobrado no Itaú foi de 45,00 reais e no Safra foi de 31,00 reais.

Ao comparar o valor prático das seis instituições financeiras pesquisadas em 2019 e 2020, constatou-se que a maior variação positiva entre todos os pacotes e bancos foi verificada no pacote padronizado do Bradesco IV: 38,90 reais em 20 de maio de 2019 Em 2 de junho de 2020, foi de 44,90, uma variação de 15,42%. De 2019 a 2020, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú aumentaram os preços dos pacotes padronizados. Safra e Santander não alteraram esses valores.

A diferença entre esses pacotes I, II, III e IV é a quantidade de serviços prestados e os itens incluídos no checklist de abastecimento, transferência através do DOC e TED. Nota importante: Os bancos têm a responsabilidade de divulgar informações sobre as embalagens em locais visíveis ao público (inclusive na Internet), de forma a promover os consumidores na escolha das embalagens mais adequadas às suas necessidades e finalidades.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *