O Centro de Inteligência e Pesquisas do Instituto Procon-SP de Defesa do Consumidor e Defesa Nacional encontrou na prática muitos sentimentos dos brasileiros: Dependendo do banco, a taxa de transferência pode variar em mais de 450%! Para piorar as coisas, mesmo que a competição se intensifique, todas as agências aumentaram o valor de pelo menos uma taxa de serviço prioritário.
No estudo, foram analisadas e comparadas a lista de atendimento prioritário e pacotes padronizados de seis instituições financeiras vigentes em 2019 e 2020: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal (CEF), Itaú, Safra e Santander.
Serviços prioritários
Ao comparar as cobranças implementadas em 2019 e 2020, o Procon constatou que todos os órgãos aumentaram o valor de pelo menos uma cobrança referente aos serviços prioritários. O Banco do Brasil e o Bradesco aumentaram seus custos em 25 cada; o Santander aumentou de 24; o Itaú, de 22; a CEF aumentou 17 tarifas, enquanto o Safra aumentou apenas uma.
Comparando a média das tarifas dos serviços prioritários em 2020 com a média em 2019, verifica-se que o aumento médio é de 3,87%, superior aos 2,36% registrados pelo índice de preços IPC-SP do FIPE no período de análise. Na comparação entre os bancos de atendimento prioritários, que entrou em vigor em 2 de junho de 2020, a grande diferença na taxa de “transferências entre contas dentro das instituições – presenciais ou presenciais” é de 452%. Na Caixa, a cobrança é de R $ 6,90, e no Safra, a cobrança é de R $ 1,25.
Tarifa Sobre a Concessão de Cheque Especial
Pacotes Padronizados
Ele analisa e compara os pacotes de serviços prioritários padronizados fornecidos por instituições financeiras de acordo com as exigências do Banco Central. No banco, a maior diferença encontrada foi de 45,16% no pacote padronizado IV: o valor cobrado no Itaú foi de 45,00 reais e no Safra foi de 31,00 reais.
Ao comparar o valor prático das seis instituições financeiras pesquisadas em 2019 e 2020, constatou-se que a maior variação positiva entre todos os pacotes e bancos foi verificada no pacote padronizado do Bradesco IV: 38,90 reais em 20 de maio de 2019 Em 2 de junho de 2020, foi de 44,90, uma variação de 15,42%. De 2019 a 2020, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú aumentaram os preços dos pacotes padronizados. Safra e Santander não alteraram esses valores.
A diferença entre esses pacotes I, II, III e IV é a quantidade de serviços prestados e os itens incluídos no checklist de abastecimento, transferência através do DOC e TED. Nota importante: Os bancos têm a responsabilidade de divulgar informações sobre as embalagens em locais visíveis ao público (inclusive na Internet), de forma a promover os consumidores na escolha das embalagens mais adequadas às suas necessidades e finalidades.