Saiba quais as maiores pirâmides financeiras no Brasil!
A pirâmide financeira é um golpe criado nos Estados Unidos. Esse esquema consiste em armar um sistema onde os lucros vêm de pessoas que entram, diferente do que acontece em um empreendimento sólido.
Esse sistema já é conhecido no Brasil, e já fez inúmeras vítimas, 11% da população alega já ter caído na fraude. Segundo dados do Sebrae, 62% dos investidores nunca receberam o dinheiro de volta. Para entender melhor sobre essa iniciativa criminosa, continue lendo o artigo.
A história das pirâmides financeiras até o Brasil
Confira a seguir onde surgiu a primeira pirâmide financeira e como esse esquema chegou no Brasil.
A fraude de Ponzi
O golpe foi criado por um italiano chamado Charles Ponzi, o caso ficou tão famoso que alguns chamaram de “esquema Ponzi”. O precursor da pirâmide começou seu esquema, com a ideia de negócio baseada em arbitragem, ele compraria selos-respostas, usados para serem enviados com cartas, no lugar mais barato (Europa) e revenderia nos Estados Unidos.

Ponzi resolveu divulgar sua ideia e atrair investidores, prometendo grandes ganhos. Esses investidores até recebiam seus lucros no começo, mas não devido às vendas da empresa, e sim devido ao pagamento dos novos investidores. A maioria desses “lucros” iam para Ponzi, e a outra para alguns investidores, para manter a farsa.
Porém, o esquema não durou muito e ruiu, já que um jornal de Boston publicou informações sobre o “esquema Ponzi” e com isso, ele foi deportado e preso, terminando sem dinheiro, passando o resto de seus dias no Brasil.
O que promete e objetiva uma pirâmide financeira?
Uma pirâmide promete ganhos maiores do que qualquer outro investimento tradicional e lícito, por isso acaba atraindo tantos adeptos necessitados, que veem uma esperança para mudar de vida. A única exigência para esses ganhos, é colocar mais e mais pessoas no esquema.
Esse modelo de negócio se torna insustentável pelo fato da base da pirâmide sempre ser explorada pelo topo, e não ter garantias de que vai receber o investimento de volta, tendo em vista que os “lucros” se baseiam na entrada de mais pessoas.
4 maiores pirâmides financeiras no Brasil!
Veja abaixo os casos mais marcantes de pirâmides financeiras no Brasil.
Fazendas reunidas do boi gordo
Os golpistas prometiam ganhos de até 42% em 18 meses. Para atrair uma multidão interessada, eles investiram alto na divulgação na TV em horário nobre e nas rádios. Quem entrava acreditava que se tratava de investimentos em criação de gado em Goiás.
Em 2004 a empresa faliu, obrigada a pagar com todos os bens que possuía, fazendo com que 10% dos credores fossem ressarcidos.
Avestruz Master
Mais uma pirâmide que se disfarçava de investimento em criação de animais, dessa vez o avestruz. O esquema garantia 10% de retorno ao mês, mais de 50 mil pessoas foram vítimas do golpe.
TelexFREE
A empresa alegava oferecer ligações pela internet e lucrar com isso. Era prometido 200% a 205% de lucro, e para isso era necessário apenas revender pacotes e indicar novos candidatos. Esse caso marcou a década, pelo fato da alta propaganda, a empresa chegou a ser patrocinadora de um time de futebol.
Atlas Quantum
Essa pirâmide dizia trabalhar com negociações de criptomoedas por robôs.
Seguindo o padrão das empresas anteriores, também investiu em propagandas, chegando a aparecer até na Globo. A empresa parou de pagar seus investidores alegando ataque hacker, e posteriormente declarou falência, deixando o prejuízo de mais de 1 bilhão no Brasil.
A partir desse conhecimento, fica mais fácil identificar quais empresas são sérias, e quais tem um modelo de negócios dubitáveis. Se atente sempre, antes de alocar investimentos nessas empresas, pois pode ser uma perda sem volta. Compartilhe esse conteúdo com quem precisa dessa informação.