Armínio Fraga é um dos nomes mais emblemáticos quando se fala em empreendedorismo no Brasil, não só em empreendedorismo como em gestão financeira e demais temas ligados à área. Armínio é de fato um nome bastante conceituado e respeitado em todo o meio financeiro.
Por isso, conheça mais sobre quem foi essa personalidade tão marcante e qual a sua importância para o mercado brasileiro. Confira tudo sobre Armínio Fraga!
Quem é Armínio Fraga?
Nascido na capital carioca no ano de 1957, Armínio Fraga é de longe um dos grandes economistas brasileiros. Aliás, seu nome, sua importância e proeminência são tantas que Armínio não é conhecido apenas no Brasil. Sua fama fez história e ultrapassou as fronteiras brasileiras e até mesmo nos Estados Unidos, ele é conhecido e respeitado como um economista de sucesso.
Formado em economia Na PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica), Armínio também é mestre e doutor, tendo cursado doutorado na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.
Ao longo de sua vida, Armínio já trabalhou em inúmeras organizações financeiras de sucesso como o banco de Wall Street Salomon Brothers, Banco Central e até mesmo a BM & FBovespa.
O que Armínio Fraga fez na economia brasileira?
Antes de ser uma grande referência na economia brasileira, Armínio Fraga foi um economista de sucesso em diversas empresas e entidades privadas. Podemos enaltecer não apenas o seu sucesso à frente do banco de Wall Street, como, também, sua participação no banco Garantia (onde Paulo Lemann era um dos sócios), e do Soros Fund Management, do mega bilionário George Soros.
Foi essa história e passagem bem sucedida nessas entidades que fizeram de Armínio
Fraga o economista respeitado que foi. Após isso, Armínio Fraga foi tão reconhecido e respeitado que foi membro do Banco Central, constituindo a cadeira de diretor do departamento para assuntos internacionais, e também foi presidente do conselho de administração da BM & FBovespa.
Por que Armínio Fraga é importante?
Após essa passagem pela economia pública e sua gestão, Armínio fincou de vez o seu papel como figura pública para a economia brasileira.
Afinal, participou do conselho da administração financeira de todo o Estado, inclusive no Banco Central, pautando de fato alguns movimentos econômicos em seu período de atuação no governo FHC. Sendo um momento de enorme importância econômica para o nosso país.
Qual a opinião de Armínio Fraga sobre o atual cenário econômico brasileiro?
Segundo Armínio Fraga, o cenário brasileiro atual é bastante preocupante. O economista argumenta que houve extrema confusão a respeito do real nos últimos anos, com diversas crises que a duras penas foram controladas. Crises cambiais e até mesmo surtos de inflação econômica.
Fraga entende que esses desafios podem mais uma vez ocorrer e o Estado talvez não tenha as mesmas ferramentas para lidar com eles. Além disso, Armínio acredita que o teto de gastos brasileiro, criado em 2016, não é efetivo, atualmente.
Armínio Fraga acredita que o Brasil vai superar a crise econômica?
Segundo Armínio Fraga, sair da crise atual que o Brasil enfrenta é muito difícil. O economista argumenta que o Brasil perdeu algumas âncoras e hoje está em uma situação dificílima de ser encarada. Segundo Armínio a nação brasileira está em busca de um novo modelo de política econômica, porém ainda enfrentamos uma alta inflação e taxas de juros muito altas.
Armínio Fraga ainda segue como uma referência nacional e internacional em economia, e uma das maiores mentes da área que nosso país já produziu na história.