Áreas urbanizadas do Brasil praticamente dobraram em 35 anos, aponta estudo

0 244

De acordo com um novo levantamento apresentado pelo MapBiomas, as áreas urbanizadas do Brasil dobraram entre os anos de 1985 e 2020. Os dados mostram que, no nosso país, essas áreas foram de 2,1 mil para 4,1 mil hectares.

Nesse total divulgado, 4,66% foram de ‘’áreas informais’’ ou ‘’favelas’’, territórios onde os ocupantes não são donos da terras. Esse número equivale a 11 vezes a área de Lisboa, em Portugal.

Quanto cresceram as áreas urbanizadas?

Com imagens de satélite, o MapBiomas comprovou que o crescimento das áreas urbanizadas foi de 2,1 mil para 4,1 mil hectares. Por ano, a taxa de crescimento tem sido de 1,97%, sendo até mesmo maior do que o crescimento populacional, de 1,45%.

Atualmente, a capital de São Paulo apresenta a maior expansão urbana do período, a taxa corresponde a 218,9 mil hectares. Em seguida estão o Rio de Janeiro  (174,5 mil), Brasília (89,2 mil) e Belo Horizonte (87,1 mil).
Áreas urbanizadas do Brasil praticamente dobraram em 35 anos, aponta estudo (2)
Fonte/Reprodução: original

Em concordância com a análise realizada, as áreas urbanas informais são sensíveis às políticas econômicas e sociais. Essas áreas tiveram fases maiores em crescimento que sucedem com a retração do PIB (Produto Interno Brasileiro).

Artigos Relacionados
1 De 228

Essas ocupações tiveram seu maior aumento na Amazônia, chegando a 18,2%. Em meio aos Estados que compõem o bioma, o Amazonas é o que tem a maior proporção, chegando a 45% de área urbanizada.

No Norte e Nordeste, foi possível encontrar áreas urbanas informais onde não eram encontradas. Esse crescimento chega até 93% em alguns estados.

A mata Atlântica ainda é considerada o bioma que abrange mais da metade das áreas urbanizadas do país (54,7%). Nas últimas três décadas, seu crescimento teve taxas superiores à média nacional. O desenvolvimento foi maior na Amazônia, na Caatinga e no Cerrado.

 

O que a análise propõe?

Esses dados fazem parte de uma análise inédita, por meio da plataforma MapBiomas, sobre as áreas urbanizadas no Brasil. Ela propõe o monitoramento das transformações e uso de terras no Brasil. A iniciativa multi-institucional é composta de universidades, organizações não governamentais e empresas de tecnologia.

Além disso, o MapBiomas conseguiu identificar com esse levantamento que o crescimento de áreas informais, de cada 100 hectares, pelo menos um foi erguido em áreas onde o declínio, apresentando um grande risco de deslizamentos.

O avanço desse tipo de ocupação é por volta de 40 mil hectares, com seus maiores números em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina.

 

Deixe um comentário