Vamos abordar sobre o que é uma aquisição entre empresas, quais seus benefícios e objetivos e te deixar mais informado sobre essas operações que são muito utilizadas hoje em dia, principalmente no nicho de escritórios de contabilidade, telemarketing e espaços destinados a operações especializadas.
A aquisição de uma nova empresa, conta com toda a sua carga de direitos e também deveres, além de seu atual grupo de funcionários e infraestrutura pronta para ser vendida, a um preço justo, para que o novo dono, seja responsável por todos os lucros e gastos que ele acabou de adquirir com o acordo entre todos.
O que é aquisição?
Uma vez planejada uma operação de aquisição em um nicho trabalhista, ela pode ser considerada um ato de negociação e compra, onde o lado que irá pagar por mais da metade de suas ações ou mais, ganhando direito aos equipamentos, funcionários, serviços e direitos e cargas tributárias. Sobre os demais produtos ou serviços oferecidos pela empresa que será vendida.
Cada situação destas, irá passar por várias etapas, desde as primeiras discussões e negociações até suas etapas finais, onde irá acontecer em termos legais, assim passa a empresa envolvida na aquisição, para seus novos responsáveis.
Qual o objetivo da aquisição?
Enquanto a opção fusão lida com “unir esforços”, alguns dos objetivos e motivações mais comuns ao empreendedor, a se optar por uma operação de aquisição são:
- Aumentar a influência e versatilidade de sua empresa, distribui filiais em lugares diferentes;
- Diminuir a concorrência, efetua assim a aquisição de empresas rivais quando possível;
- Somar mais experiência em novas equipes, o que influencia na quantidade de profissionais bons no que fazem cada vez mais.
- Adquirir posições mais vantajosas no mercado de trabalho, e aproveitar as oportunidades de empresas, que estão próximas de sair do mercado em aposentação.
Cada situação é diferente, e devem ser consideradas todas as variantes, que podem influenciar em qual acordo é mais vantajoso, para se cumprir com os objetivos listados em sua empresa, o acordo deve ser muito bem planejado e levado com muita seriedade entre suas etapas por ambas as partes.
Quais os métodos de aquisição?
Cada situação de aquisição precisa respeitar seus métodos e todas as etapas de planejamentos, análises e pré-negociação, até a precificação da empresa e seus direitos e obrigações fiscais trabalhistas com sua equipe e o governo.
Ademais a todas os métodos de aquisições e fases de acordos e contratualização, existe também a possibilidade de operações que alcancem e atinjam valores significativos em faturamentos brutos registrados entre outros tipos de valores de receita, que neste caso devem ser notificadas ao CADE, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
Qual a diferença entre aquisição e fusão?
A operação de aquisição é diferente da operação de fusão, pois as fusões ocorrem quando duas empresas assumem e combinam seus caráteres produtivos e serviços, uni toda a equipe e infraestrutura atual e faz uma nova identidade; já a aquisição como o próprio nome já nos leva a pensar, é quando se criam possibilidades de adquirir novos grupos, equipes e serviços a venda.
Os dois tipos de operações são bem comuns atualmente e contribuem cada vez mais, para melhorar a competitividade e influência de empresa/grupo no mercado atual, deixa cada vez mais expostas novas possibilidades e empreendimentos.
Portanto, podemos entender que existem diversos setores e nichos de mercados onde as operações de fusões e aquisições são mais viáveis e utilizadas por diversos grupos e equipes, para se expandir e crescer seu nome cada vez mais, trazendo assim resultados cada vez mais quantitativos para seus balanços anuais.