Ao fazer uma solicitação de crédito, não existe garantia de que haverá aprovação no empréstimo, já que as regras de cada instituição, bem como a análise do perfil de cada consumidor. Existem muitas modalidades de empréstimo e cada uma funciona de maneira diferente. Isso inclui os critérios para aprovação.
Os empréstimos são um tipo de serviço financeiro que envolve a liberação de valores altos, por isso, existe um processo para aprovação no empréstimo, que conta com algumas etapas até que o valor seja realmente liberado.
Então é fundamental que o solicitante informe o comprovante de renda e alguns dados necessários. As informações citadas são solicitadas no momento da simulação e precisam ser comprovadas. Então é preciso ter alguns cuidados na hora do envio
Neste conteúdo você vai ver como ter aprovação no empréstimo e muito mais sobre o assunto. Continue lendo para conferir!
Qual o percentual mínimo de aprovação para o empréstimo?
Esses percentuais podem variar de acordo com a instituição bancária ou empresa financeira, então é importante ficar atento a isso e pesquisar mais a fundo sobre o assunto durante a simulação do crédito.
Atualmente, de acordo com a Lei 14.131/2021, para solicitar um empréstimo consignado a margem máxima é de 40%, sendo 35% para o empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito.
Qual o prazo máximo para a quitação do empréstimo?
O prazo máximo para a quitação do empréstimo é de até 84 meses. Essa quantidade de meses é equivalente a 7 anos.
Claro que esse prazo pode variar de acordo com a financeira ou banco, por isso, é fundamental avaliar a proposta específica pré-aprovada para você após análise. Nesse caso, também é possível que o banco ofereça um prazo menor para a quitação da dívida por algum motivo em especial.
Quais as taxas de juros cobradas pelo empréstimo?
A depender da modalidade de crédito, além da aprovação no empréstimo poder variar, as taxas também variam. Confira abaixo:
Modalidade de empréstimo | Taxas de juros por ano |
---|---|
Crédito consignado | 22,5% |
Crédito pessoal | 119,5% |
Empréstimo com garantia de veículo | 19,42% |
Como pode ver, o crédito pessoal conta com taxas de juros mais altas que as outras opções. Isso ocorre porque a modalidade não precisar que o solicitante ofereça um bem como garantia de que a dívida será paga.
É preciso ter algum tipo de garantia para solicitar o empréstimo?
Essa questão depende totalmente da modalidade de crédito que você escolher contratar. Existem diversas alternativas de empréstimo e dentre elas podemos encontrar o empréstimo com garantia de veículo ou imóvel, empréstimo pessoal, consignado e outros.
No empréstimo com garantia de imóvel, por exemplo, o imóvel é oferecido como garantia de que o banco não ficará no prejuízo, mesmo que as parcelas não sejam pagas. Caso haja falta de pagamento, o imóvel se torna propriedade do banco e, por ele ser uma garantia de pagamento, as taxas de juros são menores que as demais modalidades.
Qual valor posso solicitar?
O valor que pode solicitar em um empréstimo, depende totalmente da modalidade de empréstimo à qual está interessado. Isso também depende da empresa financeira e da instituição bancária. Alguns empréstimos pessoais, por exemplo, podem oferecer até R$50 mil, já outros oferecem valores mais baixos.
Dentre as modalidades de empréstimo, o crédito pessoal é muito popular devido à facilidade e agilidade. Outra coisa que chama a atenção nesse tipo de empréstimo, é o fato do solicitante não precisar dar satisfações de como o dinheiro será utilizado, podendo fazer o que bem entender com ele.
5 dicas para aumentar minha aprovação no empréstimo?
Existem algumas coisas que podem ser feitas para aumentar as chances de aprovação no empréstimo. Confira a breve lista:
- Comprove sua renda;
- Pague suas contas em dia;
- Renegocie suas dívidas;
- Atualize seus documentos;
- Informe seus dados corretamente.
Utilizando essas e outras dicas, é possível ter maiores chances de aumentar a aprovação no empréstimo. Mas não esqueça de analisar bem as propostas de cada instituição, antes de escolher aquela que melhor de ajusta às suas condições de pagamento e necessidades financeiras.