Desde 2014, o site do empregador, do portal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), flexibilizou a solicitação do seguro-desemprego. Durante a pandemia do coronavírus, a comunicação para redução da jornada de trabalho e demais obrigações da empresa também é feita por meio dele. É possível usar o site do empregador sem um certificado digital. No entanto, a plataforma só pode ser totalmente utilizada por meio de instrumentos. Sem esse documento, apenas um agente pode se cadastrar até que seja efetivamente autorizado, o que leva muito tempo e exige uma série de procedimentos burocráticos, que explicaremos mais adiante. Usando certificados digitais, o programa completo pode ser executado imediatamente.
Que tipos de certificados podem ser usados em sites de empregadores?
Tanto o e-CNPJ quanto o e-CPF podem ser usados no Employer Web, mas certificados padrão NF-e / NFC-serão rejeitados. O certificado digital também deve ser emitido por uma empresa confiável, pois o sistema pode detectar facilmente fraudes, o que é um dos maiores motivadores para a criação de aplicativos MTE. Além disso, verifique se o seu certificado é válido.
Como posso obter um certificado digital para começar a desfrutar desses benefícios?
O processo de emissão de certificados digitais é simples. A maioria deles pode ser transmitida por videoconferência. Além de publicar rapidamente este documento, nosso departamento também pode orientá-lo na escolha da melhor opção para você escolher a melhor opção para você ou sua empresa.
Uso do Empregador Web sem certificado digital, o que muda?
Você pode usar um empregador online que não tenha um certificado digital para conceder uma procuração. No entanto, é mais burocrático e menos vantajoso. Após informar o advogado dos dados, o documento precisa ser impresso e autenticado.
Todas as inscrições devem ser feitas pessoalmente no cargo de MTE. Em outras palavras, em comparação com o uso de acesso a certificado digital, a relação custo-benefício é muito pequena.
Use gradualmente sites de empregadores com certificados digitais
Primeiro, você precisa instalar um certificado digital em seu computador. Em seguida, siga as etapas abaixo: após ativar corretamente um certificado digital válido, acesse o site https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf Clique em Gerenciador de registro e preencha os campos.
Preste atenção ao nome e dados do CPF, eles devem pertencer ao sócio proprietário da empresa.
Caso contrário, ocorrerá um erro de certificado.
Visite a caixa de correio cadastrada e verifique o nome de login e a senha gerados automaticamente pelo site do empregador.
Use a senha para retornar ao site https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf e faça o login.
Se houver vários certificados na máquina, quando você fizer login, uma lista desses arquivos aparecerá; depois de um tempo, uma caixa de diálogo aparecerá solicitando o PIN do certificado digital. Em seguida, digite o nome de login e a senha (enviada por e-mail). Prepare-se!
Agora você pode conceder uma procuração e realizar todos os procedimentos permitidos no site do empregador.