Após o reajuste do salário mínimo em 2022, valor do seguro-desemprego aumentará

1 131

Essa variação é feita com base em indicadores de inflação, mas considerando o desempenho econômico do ano anterior. Para 2022, já há previsão. Embora ainda seja agosto, o governo federal divulgou uma previsão de salário mínimo para 2022. De acordo com a equipe econômica, o atual salário mínimo nacional de R $ 1.100 pode chegar a R $ 1.177, um acréscimo de R $ 77, e não trará crescimento real e significativo para a população.

Como funciona o cálculo do salário mínimo?

Para poder fixar novos salários, o governo deve avaliar seu desempenho econômico no ano e 12 meses anteriores. Isso significa que o limite inferior de 2021 deve ser reajustado de acordo com a inflação de 2020, que só pode ser definida em dezembro.

Com isso, o novo valor está estimado em R $ 1.177, com base em uma inflação que pode chegar a 7% neste ano. Atingido pela epidemia, o país vive um delicado momento de crise. Do setor alimentar aos combustíveis e à energia, os preços de diversos produtos subiram mais de 50%. É lógico que o valor do salário a pagar também deva aumentar porque o custo de vida é mais alto.

Seguro desemprego será modificado

Nesse caso, o reajuste é feito pelos benefícios serem baseados no valor do salário mínimo. Para um cidadão que recebe atualmente R $ 1.100, ele terá direito a pelo menos R $ 1.177 para o seguro-desemprego no próximo ano.

Para conseguir ser beneficiário do seguro desemprego é necessário:

Seja despedido sem justa causa;

Desempregado ao solicitar benefícios;

Receba pelo menos 12 salários nos últimos 18 meses.

Esta regra é válida para a primeira solicitação;

Ao se inscrever para o seguro-desemprego pela segunda vez, você trabalhou pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses;

Desde a terceira solicitação, cooperamos com contratos formais nos últimos 6 meses;

Não têm renda própria para sustentar a si e à família;

Não obtenha benefícios contínuos da previdência social.

Com exceção das pensões por morte e assistência a acidentes, as regras são válidas.

O reajuste do salário mínimo resultará na atualização do valor dos benefícios federais. De acordo com a “Lei de Orientação Orçamentária” (LDO), a linha de base salarial nacional deve ser restabelecida a cada ano. Aprenda abaixo como isso afetará o valor do seguro-desemprego.

1 comentário
  1. […] valor será em torno do triplo do valor do salário mínimo que é de atualmente R$ 1100 neste ano de […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.