Compreender o que é uma apólice é o primeiro passo para quem busca contratar um seguro, seja ele empresarial, de vida, automotivo, entre outros. Afinal de contas, essa é a melhor maneira de saber se seus direitos foram garantidos ao contratar este serviço
A apólice também estabelece os deveres das empresas seguradoras, para agirem conforme as especificações estabelecidas no seguro. Quer entender mais como tudo isso funciona? Nesse texto iremos explicar mais sobre o assunto. Vamos lá?
O que é uma apólice?
A apólice é um documento emitido por uma empresa (seguradora) para clientes (segurados) que formaliza a contratação de um seguro. Mediante a apólice, o segurado deposita na empresa seguradora a responsabilidade de arcar com os riscos que recaem sobre o objeto do contrato.
Na apólice, mediante cláusulas, deverá estar especificado tudo que o seguro consegue cobrir, os dados da empresa seguradora e dos segurados, às informações do objeto de seguro, os direitos e deveres das partes, o valor das coberturas e o modo de pagamento acordado.
Quais são os requisitos para se obter uma apólice?
Acerca dos requisitos para se obter uma apólice, estes dependem do tipo de seguro contratado. Por exemplo, para um seguro de pessoas físicas, é necessário as documentações pessoais do contratante. Já referente às pessoas jurídicas, também se faz necessário os documentos legais acerca do negócio e do responsável.
Quais são as coberturas oferecidas por uma apólice?
Há uma gama de seguros disponíveis no mercado, que atendem as mais variadas necessidades, assim, ao pesquisar, é possível identificar as coberturas oferecidas.
As coberturas mais comuns são:
- Seguro residencial: busca proteger o imóvel de inesperadas circunstâncias, como incêndios, roubos e outros desastres. Além da cobertura de situações habituais do dia a dia, como a assistência para reparos domésticos, por exemplo;
- Seguro automotivo: o seguro para o veículo visa trazer cobertura para acidentes que porventura possam ocorrer, e ou quando o veículo é alvo de roubo;
- Seguro empresarial: oferece proteção para o patrimônio de empreendimentos comerciais, industriais e de serviços;
- Seguro de vida: o seguro de vida visa a proteção financeira do segurado e de sua família. Assim, em caso de falecimento deste, ou de invalidez temporária, por exemplo, o segurado e sua família poderão ter direito a um respaldo financeiro;
- Seguro viagem: oferece uma cobertura em caso de eventuais incidentes que possam vir a acontecer numa viagem, como por exemplo, gastos médicos, perda de documentos;
Dessa maneira, pode-se perceber que cada seguro depende da necessidade do contratante. Entendendo melhor as suas, você conseguirá adequar o seguro ideal de forma mais efetiva.
Qual é o prazo de validade de uma apólice?
A validade de uma apólice de seguro irá depender do acordo firmado entre ambas as partes, pois o início e término da vigência da cobertura estará vinculado às cláusulas contratuais, ou seja, tudo que está disposto no acordo de seguro.
Por exemplo, se o contratante firmou junto à empresa contratada uma cobertura pelo prazo de 02 anos, este será o prazo de validade descrito na apólice. Assim, ao contratar um seguro é necessário prestar atenção a data de sua vigência, haja vista que ao término desse período a cobertura ofertada pela seguradora é suspendida
É possível renovar uma apólice?
Renovar uma apólice é totalmente possível. Caso a vigência da apólice de seguro esteja próximo do vencimento, é possível que o contratante renove-a. Ainda, no momento da renovação, é permitido realizar algumas mudanças e acréscimos. Todavia, com o processo de renovação, uma nova apólice é gerada, dando início a um novo período de vigência.
A vida cotidiana é exposta a inúmeros riscos, assim, sabe-se da dificuldade que é a construção de um patrimônio, adquirir uma apólice de seguro é uma das melhores maneiras de proteger esses bens dos mais variados incidentes, pois além de trazer mais tranquilidade quando há a ocorrência de algum evento inesperado, poupa-se maiores prejuízos financeiros.